Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
11/03/2019 10:26
Meio Ambiente realiza "Barreira de Pesca" para orientar pescadores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma ação de orientação aos pescadores na sexta-feira, dia 1º, em Terra Roxa

Terra Roxa - O período da Piracema terminou e a pesca amadora e profissional de espécies nativas de peixes voltou a ser liberada no Paraná a partir de sexta-feira, dia 1º, de acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma ação de orientação aos pescadores na sexta-feira, dia 1º, em Terra Roxa. A campanha acontece em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).
A "barreira de pesca" foi realizada na Avenida Presidente Castelo Branco, na saída para Guaíra, com objetivo de levar informações sobre o fim da Piracema (período em que os peixes sobem para a cabeceira dos rios para realizar sua reprodução), que proíbe a pesca de espécies nativas, além das normas e mudanças nas atividades relacionadas com a pesca profissional e amadora.
Os pescadores que passaram pelo local receberam orientações e um ofício circular contendo as principais orientações que deverão ser observadas pelos pescadores evitando-se possíveis autuações e apreensões de equipamentos caso sejam desrespeitadas. Réguas para medir peixes também foram distribuídas.
O ofício publicado pelo Ministério do Meio Ambiente especifica as restrições e permissões para a abertura da Pesca 2019. Veja o que está proibido e liberado:
PROIBIDO
- Pesca da espécie Piracanjuva (Brycon orbignyanus) em todo o território nacional;
- Pesca das espécies fora da medida permitida pela IN IBAMA nº 26/2009, inclusive para uso como iscas (Ex: piau-três-pintas, morenita);
- Uso de minhocossu (Rhinodrilus alatus) como isca sem nota fiscal;
- Uso de boias, galão, João-bobo e cavalinha para motagem de ceva e outros fins;
- Pescar a menos de 500 metros da foz dos rios e nas lagoas marginais;
- Acampamento de pesca amadora e uso de fogo nas ilhas, várzeas e praias do Parque Nacional de Ilha Grande;
- A pesca, a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do peixe dourado (Salminus brasiliensis) no estado do Paraná, pelo prazo de 08 anos, contados a partir do dia 20/04/2019;
- A pesca sob qualquer modalidade, por tempo indeterminado, em todos os rios que compreendem a bacia hidrográfica do Rio Piquiri.
LIBERADO
- Data de abertura da pesca: 01 de março de 2019;
- Pesca profissional com petrechos devidamente identificados (com nome e nº de matrícula);
- Cota para a pesca: 10 quilos mais um exemplar.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE