Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
31/03/2019 23:11
Aluno do Colégio Gabriela Mistral obteve maior premiação da FEBRACE

O aluno do Colégio Gabriela Mistral, João Pedro Silvestre Armani, conquistou o maior prêmio da FEBRACE

Palotina - O projeto intitulado “Revestimentos comestíveis na pós-colheita de laranja”, desenvolvido pelo aluno João Pedro Silvestre Armani, orientado pela professora Carlise Debastiani e co-orientado pela diretora Lucilda Rumilda Fries Binsfeld, realizado durante o ano de 2018 no Colégio Gabriela Mistral, ganhou o maior prêmio (credencial para participação na INTEL ISEF) da FEBRACE (Feira de Ciências e Tecnologia USP-SP) em 2019.
Um pouco da história deste trabalho:
O trabalho teve início no ano de 2016 juntamente com mais dois alunos, Pedro Arthur Maroso Pelanda e Lucas Bernardi Benincá. Foi avaliado a melhor temperatura para o desempenho zootécnico do camarão (Macrobrachium amazonicum) e realizado com a colaboração do professor Eduardo Ballester e sua equipe do Setor Palotina da UFPR. Este trabalho foi submetido e premiado pela FEBRACE. Os mesmos alunos (João, Pedro e Lucas), orientados pela professora Carlise, verificaram o descarte da carapaça do camarão e seus danos ao ambiente. Além disso, procuraram alternativas para amenizar a poluição ambiental e através da quitosana (polímero extraído do cefalotórax do camarão), foi construída uma membrana ecológica que poderia servir como polímero substitutivo do plástico, para prolongar a vida útil das laranjas. Nesta fase o trabalho foi levado pelo aluno João Pedro para outras feiras (Matinhos-PR, Estância Velha-RS e Belo Horizonte-MG), com apoio do Colégio Gabriela Mistral, Sicredi, C.Vale.
João Pedro deu continuidade ao trabalho aperfeiçoando a quitosana com associação à cera de abelha para se tornar uma película mais resistente para as laranjas. Em 2018, o trabalho foi apresentado na FECITEC – Feira de Ciência e Tecnologia do Setor Palotina da UFPR, conquistando o 1º lugar geral. Este fato possibilitou sua ida para a FEBRACE 2019 (USP). A realização deste trabalho contou com a colaboração dos professores: Mabel Arantes e Alessandro Sato (Setor Palotina da UFPR) que auxiliaram a execução com o fornecimento de materiais e técnicas. Na FEBRACE, o trabalho recebeu três premiações, entre elas o maior prêmio da Feira: credencial para participação na INTEL ISEF (maior Feira de Ciências e Engenharia do mundo) que acontecerá nos Estados Unidos, nos dias 12 a 17 de maio deste ano. Este é um prêmio inédito para Palotina e região. Agradecemos a todos os parceiros já mencionados acima que contribuíram financeira e intelectualmente. Um agradecimento especial ao aluno João Pedro e seus familiares, professores e Equipe Pedagógica que não mediram esforços para atingir o resultado alcançado.

Fonte: Colégio Gabriela Mistral Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE