Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
28/01/2019 11:24
Secretaria de Saúde abre vagas para terceiro grupo do Ambulatório Antitabagismo

A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional

Maripá - A Secretaria de Saúde de Maripá está selecionando munícipes que têm interesse em receber atendimento no Ambulatório Antitabagismo. Qualquer pessoa que queira parar de fumar pode procurar os serviços do ambulatório na UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), localizada ao lado do Paço Municipal ou entrar em contato pelo número (44) 3687-1506 a fim de agendar a primeira avaliação. Moradores dos distritos de Pérola Independente e Candeia podem realizar a avaliação com o médico Alexandre Fortes nas Unidades de Saúde locais.
As atividades ocorrem sob a coordenação da psicóloga Karolina Schadeck, com a colaboração do médico Alexandre Fortes. O atendimento com o primeiro grupo iniciou em março de 2018. O Ambulatório Antitabagismo é uma proposta proveniente do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, referenciado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o Ministério da Saúde. A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional, com equipe composta por psicólogos, médicos, dentistas e profissionais de enfermagem e farmácia. Além disso, a metodologia do programa propõe que os atendimentos sejam realizados prioritariamente em grupo, para proporcionar a troca de experiências e o apoio mútuo entre os participantes.
De acordo com o INCA, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por problemas decorrentes do uso do cigarro. A nível mundial, este número sobe para 4,9 milhões de mortes/ano. Além disso, mais de 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo, dentre elas doenças cardíacas, bronquite, enfisema pulmonar, úlceras estomacais, doenças vasculares e diversos tipos de câncer.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE