Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
22/01/2019 10:11
Estiagem afeta lavouras de soja de Palotina e produção cai

Em Palotina a falta de chuva também afetou as lavouras de soja, proporcionando uma das maiores perdas dos últimos anos

Palotina - A safra de soja 2018/19 do Paraná deve ser menor do que o esperado, após as lavouras sofrerem com a estiagem e as altas temperaturas registradas. 

Em Palotina a falta de chuva também afetou as lavouras de soja, proporcionando uma das maiores perdas dos últimos anos, sendo que ainda não se tem exatamente a estimativa das perdas, o que deverá ser feito após a consolidação da colheita.
Mas certo é que houve frustração de safra, com a produção ficando bem abaixo do esperado, uma das piores até então registradas, isso, claro, devido à estiagem que assolou todo o município. As chuvas registradas foram localizadas, com pouco ou nada de precipitação. Em Palotina cerca de 45 mil hectares foram plantados com soja, e segundo informações do técnico da Emater, Eduardo Wammes, a média deverá ficar abaixo de 100 sacas por alqueire. Ele destacou ainda que, em geral a produção foi de 40 até 150, 160 e 170 sacas por alqueire, mas a boa produção ocorreu somente em casos pontuais.
O produtor Alcides Biezussi, por exemplo, que plantou aproximadamente 24 alqueires de soja, na propriedade localizada na linha Salette, obteve uma produção de 97 sacas por alqueire. Agora ele está efetuando o plantio do milho safrinha, na esperança de obter uma boa produção, esperando uma situação climática melhor.
Paraná - O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense, estimou que o Estado deverá produzir 19,1 milhões de toneladas de soja na atual temporada, cerca de 500 mil toneladas abaixo do previsto no ano anterior.
O corte na previsão ocorre após o Estado ter sido atingido por uma seca justamente em um importante momento de desenvolvimento das plantações. Especialistas já haviam alertado sobre a redução da produtividade no Paraná.
Com efeito, nos últimos dois meses as precipitações ficaram aquém do normal em todas as regiões paranaenses, com o Oeste, onde há boa parcela das lavouras de soja, recebendo 60 milímetros menos de chuvas que o regular para esta época. (Com informações Notícias Agrícolas).

Fonte: Folha da Terra Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE