Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
27/12/2018 19:41
Projeto Sinônimos leva aula de violino a crianças carentes de Palotina

O projeto é desenvolvido pelo professor Aquiles da Cruz, que trouxe a ideia de São Paulo aonde passou pela mesma situação, participando de um projeto social parecido

Palotina – Além dos mais diversos projetos sociais existentes em Palotina, o denominado “Projeto Sinônimos” chama atenção e atende crianças carentes com aulas de violino.
O projeto é desenvolvido pelo professor Aquiles da Cruz, que trouxe a ideia de São Paulo aonde passou pela mesma situação na capital paulista, participou de um projeto social parecido, aonde foi aluno, e quis dar a mesma oportunidade que teve a quem não tem condições financeiras para pagar aulas.
Segundo Aquiles, sua base de formação como músico é semelhante à de muitos no Brasil, que é na Igreja. Ele começou os estudos logo cedo na Congregação Cristã do Brasil, teve ótimos instrutores e isso o ajudou muito quando ele ingressou como aluno nos projetos sociais lá em São Paulo.
Aos 16 anos começou a ter suas próprias turmas para dar aula nos projetos sociais, foi se aperfeiçoando, fazendo vários cursos livres teóricos avançados em universidades. Aprendeu muito com seu mentor, Maestro Márcio Demazo, que além das instruções históricas e teóricas da música, lhe ensinou a como trabalhar nesse ramo.
No ano de 2007, de volta a Palotina, chegou com a intenção de poder fazer algo para as comunidades carentes e o caminho só podia ser um, a música. Levou a ideia para Nilza Klug, na época diretora da Escola Municipal Padre Vitorino Roggia, sendo muito receptiva. O próximo passo foi fazer um financiamento para a compra de 5 violinos, começando dessa forma a atender turmas de 5 alunos cada vez. Após algum tempo de projeto, o Rotary Clube Palotina patrocinou mais 10 violinos e alguns materiais para as aulas.
Aquiles destaca que com a implantação do projeto lhe abriu muitas oportunidades para ele, “a iniciativa do projeto me abriu várias portas de trabalho aqui na cidade e isso me deu mais tranquilidade para continuar”. No seu auge, o projeto atendia 50 crianças, da escola e da comunidade do bairro Santa Terezinha, mas por algumas questões, o projeto de violinos teve uma parada e após alguns anos retornou sendo agora denominado “Projeto Sinônimos”.
Hoje em dia, algumas ideias novas estão sendo desenvolvidas com a colaboração de Maicon Agustini, questões para ampliar horizontes, tais como, acompanhamento com psicólogos para os alunos, patrocínios empresariais para a manutenção do projeto, que seria aquisição de materiais para reposição, cordas, arcos ou peças que pode vir a estragar, uniformes. E em contrapartida, como forma de agradecimento, serão feitas apresentações em eventos para as empresas.
Por fim Aquiles ressalta que, “o objetivo do Projeto Sinônimos, não é apenas aula de música, é a oportunidade de mostrar uma nova perspectiva para essas crianças, apresentar uma nova visão do mundo através da música, das nossas conversas, experiências novas com as apresentações, formar um cidadão de bem acima de tudo”.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE