Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/11/2018 14:05
Sicredi Vale do Piquiri participa de Encontro dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem

Evento realizado em Curitiba reuniu mais de dois mil profissionais para debater futuro da educação

Palotina - Na quarta-feira, dia 24 de outubro, Curitiba recebeu mais uma edição do Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, coordenados pelo Sicredi e pelo Sescoop/PR, respectivamente. Mais de duas mil pessoas participaram do evento, que reúne colaboradores das cooperativas envolvidas e educadores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
A iniciativa integra profissionais que trabalham com os programas que são referências na educação integral de crianças e adolescentes contribuindo para despertar a essência do cooperativismo e valorizando a formação de uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.
Na edição deste ano, realizada no auditório do Teatro Positivo, os convidados foram transportados para o mundo do cinema. Com o tema “Festival Cine Educação - Luz, Câmera, Transformação”, o evento mostrou que as histórias de muitos profissionais que lutam por educação de qualidade poderiam render um filme e inspirar novas ações.
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP esteve presente no Encontro com uma comitiva formada por 46 pessoas, entre elas colaboradores da Cooperativa, assessores pedagógicos e profissionais da Educação dos municípios onde o Programa A União Faz a Vida está implantado.
Segundo Cláudia Regina Bonatti, colaboradora da Cooperativa e responsável pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo, este evento é a grande oportunidade de compartilhar iniciativas que fazem a diferença e transformam realidades. “Através da educação colaborativa, colocamos em prática os princípios de Cooperação e Cidadania, e cumprimos com o objetivo do Cooperativismo por meio do desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirma Cláudia.
Para a profissional de educação participante do evento, Eliane Selis Arantes, da cidade de Ubiratã PR, é extremamente importante a troca de experiências que encontros como estes possibilitam. “Levarei comigo muitos aprendizados, amizades e principalmente a certeza de que, através da cooperação, formaremos cidadãos melhores e faremos juntos um novo futuro”, complementa.
Sobre o Programa A União Faz a Vida
Desenvolvido pelo Sicredi há mais de 20 anos, o programa é a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o projeto já impactou diretamente mais de 99 mil crianças e adolescentes de 764 escolas em 156 municípios. Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o projeto existe desde 2011 e atualmente está implantado em 16 municípios da área de atuação da Cooperativa. Entre os resultados positivos, estão o melhor desempenho escolar dos alunos que frequentam as escolas participantes e o maior engajamento dos pais - o que resultou em um aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa.
Sobre o Programa Cooperjovem
Tendo por objetivo promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo a educação cooperativa no cotidiano escolar, o Programa Cooperjovem, coordenado pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), acontece em 367 escolas de 67 municípios, reunindo 31.264 alunos e 1.753 professores capacitados. O programa proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais.

Fonte: Assessoria Sicredi


PUBLICIDADE