Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
08/11/2018 08:34
Palotina possui importante programa de recuperação de nascentes

Entre o ano passado e este ano, 38 nascentes do município já foram recuperadas

Palotina – O município de Palotina através da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental, em parceria com o Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Colombo vem realizando no município um importante serviço de recuperação de nascentes d´água.
As propriedades rurais possuem um papel fundamental no que diz respeito à qualidade da água, pois são nesses locais que as nascentes podem ser preservadas, e, como é conhecido, esse recurso natural possui altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que todos os setores de atividades necessitam fazer uso d´água para desempenhar suas funções.
Dessa forma o município de Palotina em parceria com o Colégio Agrícola realiza a recuperação de nascentes nas propriedades rurais aonde o fornecimento dos materiais utilizados no processo é feito pelos agricultores.
Um técnico da Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental acompanha todo o processo juntamente com os alunos do Colégio Agrícola, sendo eles os responsáveis pela mão de obra na execução. O trabalho consiste primeiramente em uma visita técnica à propriedade que a interessa na recuperação, verificando o material necessário para a execução, aja visto que a variação na quantidade, conforme a situação em que a nascente se encontra. Em seguia um agendamento é realizado com o produtor e com os alunos do Colégio Agrícola de forma a conciliar o cronograma pré-estabelecido pela Secretaria.
Em média, este trabalho é realizado durante um dia, e, geralmente os materiais utilizados são: cimento, pedra rachão, canos de PVC no diâmetro de acordo com a vasão da nascente.
35 nascentes recuperadas - Entre o ano passado e este ano, 38 nascentes do município já foram recuperadas, sendo 18 em 2017, 10 no primeiro semestre deste ano e 10 no segundo semestre.
Neste ano já foram recuperadas nascentes na Esquina Progresso, Vila Paraíso, Vila Floresta e São Camilo.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE