Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/11/2018 11:41
Alunos do Colégio Cecília Meireles conquistam 13 premiações na Fecitec

Com 48 alunos, o Colégio Cecília Meireles, de Palotina, participou da 8º edição da Feira de Ciências e Tecnologia (Fecitec)

Palotina - Com 48 alunos, o Colégio Cecília Meireles, de Palotina, participou da 8º edição da Feira de Ciências e Tecnologia (Fecitec) promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Palotina, e obteve resultados muito positivos com 13 premiações no total.
Orientados por sete professores, os projetos foram nas áreas de ciências, matemática, física e química, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O professor do Cecília Meireles, Fernando Furlan, orientou 18 alunos e comemorou os resultados. “Com certeza isso é fruto do trabalho de todos os profissionais e dos alunos envolvidos. Acredito que a premiação é um fator importante, porém, o mais importante é a participação e o aprendizado. Novas ideias já foram lançadas pensando na próxima FECITEC, com novas expectativas e força de vontade”, pontua Fernando.
Ele destaca que a participação em feiras de ciências tem o propósito de motivar os alunos. “Essa participação é intensa, envolvendo vários desafios, desde a ideia, coleta dos dados e conclusão. Além disso, os alunos precisam explicar o seu projeto para pessoas da comunidade, desde avaliadores, outros alunos, professores, especialistas na área, isso faz com que os mesmos interajam com diferentes realidades, melhorando o ensino-aprendizagem”, afirma.
Os trabalhos acompanhados por Fernando, que recebeu o prêmio de Professor Incentivador do Jovem Cientista, foram voltados para a produção vegetal (ciências biológicas e ciências agrárias), com produção de mudas de roseira, microrganismos do solo e utilização de extratos vegetais no desenvolvimento de plantas.
A professora Cláudia Roberta Borin Horn orientou 12 alunos com projetos nas áreas de matemática, biologia e química. Ela ganhou o Prêmio Professor Nota Dez e uma de suas alunas, Bárbara Romani Scapin, ganhou a bolsa de estudos de Iniciação Científica Júnior que acontece dentro da UFPR.
A bolsa tem o propósito de despertar a vocação científica e incentivar os potenciais dos alunos. Bárbara participará de atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientada por pesquisadores qualificados na instituição de ensino superior.
Para a professora Cláudia é extremamente importante a participação dos alunos em feiras científicas já que garantirão um desempenho melhor no futuro. “Além de toda a pesquisa científica, eles desenvolvem a oralidade na exposição do trabalho e o enfrentamento perante o público. Fiquei extremamente feliz com a desenvoltura que eles apresentaram, é algo que todos levarão para a Universidade”, menciona.
Os professores Valdeir Welter, Márcia Rönnau, Bárbara Pivetta, Michelle M. Ballester e Sandra Mara Dias também orientaram alunos na Fecitec.
O Colégio Cecília Meireles incentiva todos os projetos desenvolvidos pelos professores, primando pela qualidade da pesquisa científica. Além disso, parabeniza os alunos, professores e pais envolvidos nos projetos da 8º FECITEC.

Confira os prêmios e alunos premiados

Prêmio: Alunas destaque da 8ª Fecitec (Alunas: Laura Conte de Lima e Paola Cristina de Oliveira Santo, orientação professor Fernando Furlan).
Prêmio: Reconhecimento ao Jovem Cientista (Aluna: Camila Lossnitz Conte - professor orientador Fernando Furlan)
Prêmio C.Vale – Categoria Agrícola - Alunos: Paulo Henrique Buttini, Milena Miharu Kanno e Isadora do Couto Sponchiado - professor Fernando Furlan). Trabalho: Cultivo de Microorganismos Eficientes do Solo e seus Efeitos na Germinação e Desenvolvimento Inicial de Milho.
Prêmio: Trabalho Destaque na 8° FECITEC - Alunos: Paulo Henrique Buttini, Milena Miharu Kanno e Isadora Do Couto Sponchiado - professor orientador Fernando Furlan). Trabalho: Cultivo de Microrganismos Eficientes do Solo e seus Efeitos na Germinação e Desenvolvimento Inicial de Milho.
Prêmio – 1° Lugar Ensino Fundamental I (Alunos: Nícolas Marquezin Glaeser, Isadora Augusto Fabrini, Wendson Dias Galhardo, Rafael Antonio Simon Klein, Isabelli Andreis Giacomini e Bianca Poatskievick Pierezan - professora orientadora Bárbara Pivetta). Trabalho: A importância da amizade entre as plantas e a água.
Prêmio: 2° Lugar – Ensino Fundamental II - Alunas: Giovanna Cantú Hendges e Manuela Motta Beladeli - professor orientador Fernando Furlan). Trabalho: Efeito da Aplicação da Água de Lavagem de Arroz no Desenvolvimento do Rabanete.
Prêmio: 2º Lugar Geral – Credenciais para FICIÊNCIAS em Foz do Iguaçu - Alunas: Laura Conte de Lima e Paola Cristina de Oliveira Santos. Trabalho: Influência no Crescimento e qualidade de raízes de Rabanete sob Déficit Hídrico Cultivadas em Solo com e sem Cobertura Vegetal.
Prêmio - 3º lugar Ensino Fundamental I - Alunos: Guilherme Pedron Noschang, Jade Sofia de Oliveira e Thiago Tosti Marchioro - professora orientadora Michelle M. Ballester). Trabalho: Produção de Náuplios de Artêmias em diferentes temperaturas.
Prêmio: Educação Infantil (4º lugar) - Alunos: Rafael Renostro de Brito, Luíza Sabino Gomes, Lívia Rossato Dassi; Heloísa Fernanda Borin Horn, Lívia Brückmann Frees e Heitor Gabriel Ceolin Kugelmeier - professora orientadora Sandra Mara Dias). Trabalho: Compostagem para aproveitar o lixo orgânico produzido no Colégio.
Prêmio: 4° Lugar Ensino Médio e Técnico - Alunas: Amanda Azevedo de Faria e Fernanda Cardoso Hwang - professor orientador Fernando Furlan). Trabalho: Efeito da Aplicação Foliar de Extrato Aquoso de Panacéia no Desenvolvimento da Cultura do Trigo.
Prêmio: Professor Nota Dez - Professora: Cláudia Roberta Borin Horn
Prêmio – Professor Incentivador do Jovem Cientista - Professor: Fernando Furlan
Bolsa de Iniciação Científica Júnior: Aluna: Bárbara Romani Scapin – 1ª Série do Ensino Médio.

Fonte: Assessoria Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE