Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
07/10/2018 21:59
ARDEFA completa 17 anos colaborando com o meio ambiente

A ARDEFA, foi fundada no dia 10 de outubro de 2001, sendo uma entidade sem fins lucrativos

Palotina - Na próxima quarta-feira, dia 10, a ARDEFA - Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas estará completando 17 anos de atividade em Palotina e região.
A ARDEFA, foi fundada no dia 10 de outubro de 2001, sendo uma entidade sem fins lucrativos, que representa as empresas associadas em suas obrigações e responsabilidades em dar destinação final às embalagens vazias de agroquímicos devolvidas pelos seus clientes. Congregam um sistema que reúne todo segmento agrícola, canais de distribuição, indústria produtora de defensivos, agricultores e poder público, sob a coordenação do Instituto Nacional de Embalagens Vazias (inpEV). A iniciativa nasceu com a criação da Lei 9.974 que objetivou fomentar ações de conscientização e estímulo à reflexão sobre a conservação do meio ambiente, buscando promover a educação ambiental na comunidade onde atua e assim levar conhecimento e ações a todos os segmentos da sociedade.
A ARDEFA que está localizada na linha Alvorada, em Palotina, de 2002 a 2018 já recebeu e destinou mais de 47 milhões de embalagens vazias e pelo quinto ano consecutivo lidera a destinação de embalagens vazias no Paraná.
A ARDEFA atua em 25 municípios e está entre as principais associações do BRASIL na destinação final das embalagens, mesmo possuindo área de atuação menor que várias outras associações, isso prova o comprometimento de todos os envolvidos no processo. A Associação tem como associadas 16 empresas, que possuem 88 unidades (filiais).
Agricultores de 25 municípios da região fazem a entrega das embalagens utilizadas em suas lavouras, na ARDEFA, utilizando-se da Central ou dos pontos itinerantes, permitindo a destinação ambientalmente corretas, destes materiais, evitando danos a sociedade.
Para tanto, conta com convênios e apoio de órgãos públicos e privados, tais como: SEMA, INSTITUTO DAS ÁGUAS, ADAPAR, IAP, IBAMA, POLÍCIA AMBIENTAL, INPEV, EMATER E PREFEITURAS MUNICIPAIS.
As empresas associadas: Aduplan; Agrícola Horizonte; Agropar; C.Vale; Contiagro; Copagril; Copacol; Cooatol; Agro MR; Alba Agrícola Santo Grão; Integrada; I.Riedi; Siloti; Souza Cruz; Tertulia e D&G Insumos Agrícola Ltda.
Diretoria - A ARDEFA já teve seis presidentes, sendo eles:
-Ronaldo João Vendrame (2001 a 2003)
-Armando Lang (2003 a 2007)
-Olivio Meneghel (2007 a 2011)
-Luiz Carlos Paludo (2011 a 2015)
-Ronaldo João Vendrame (2015 a 2017)
-Carlos Alberto Konig (atual presidente, 2017 a 2019).
Equipe - ARDEFA possui 18 colaboradores, sendo que o atual gerente, Eliseu Lopes dos Santos, foi o primeiro funcionário da Associação.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Arquivo/FT


PUBLICIDADE