Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
19/09/2018 18:01
Projeto reativa horta da escola Kuroli e alunos vivenciam etapas da produção de alimentos

Foram dois meses de trabalho até o momento da colheita, que ocorreu na quinta-feira, dia 6

Maripá - O projeto “Horta com Criança”, desenvolvido pelo maripaense Douglas Milani com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, garantiu a reativação da horta da Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli e permitiu a vivência dos alunos do 1º ano nas etapas de produção dos alimentos. Foram dois meses de trabalho até o momento da colheita, que ocorreu na quinta-feira, dia 6.
Segundo Douglas, a ideia da horta surgiu após um desafio lançado durante o 1º Summit dos Comitês Jovens do Sicredi, realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Curitiba. Com foco do protagonismo e liderança jovem, a missão era desenvolver um projeto que integrasse a sua comunidade local, em um prazo de 60 dias. “O primeiro passo foi a limpeza de todo o espaço que estava tomado pelo mato. Depois de preparar e adubar os canteiros, os alunos participaram do plantio e da colheita e eu me encarreguei de regar uma vez ao dia e manter a horta limpa”, conta.
Foram plantadas 80 mudas de alface, além de outros produtos como cenoura, rúcula, rabanete e cebolinha. “O objetivo foi mostrar aos alunos como é o processo de produção dos alimentos e o tempo necessário para colher o fruto do seu trabalho. Cada criança pôde levar para casa um pé de alface e o restante foi vendido por R$ 1,00 a unidade. O dinheiro arrecadado será usado na compra de sorvete para as crianças. É uma forma de mostrar a elas o valor do dinheiro e retribuir pelo esforço e ajuda que deram”, explica Douglas.
A turma do 1º ano do Ensino Fundamental conta com 23 alunos, conduzidos pela professora Adriane H. Milani. Cumprido o desafio, o jovem garante que o projeto não para por aqui. “Pretendo continuar cuidando da horta e integrar também outras turmas para que tenham a oportunidade de participar de todo esse processo”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE