Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/08/2018 17:31
Há 48 anos Palotina realizava o sonho de ter um Seminário para a formação religiosa de jovens

O Seminário São Vicente Pallotti, foi inaugurado em Palotina no dia 10 de maio de 1970

Palotina - O Seminário São Vicente Pallotti, foi inaugurado em Palotina no dia 10 de maio de 1970, e ao longo desses 48 anos de existência contribui com a iniciação na formação religiosa de jovens. Atualmente, as atividades do seminário são coordenadas pelo Reitor, o padre Fábio Batistella, pelo diretor espiritual, padre Egídio Trevisan, pelo animador vocacional, padre Márcio Sistherenn e o padre Carlos Machado também participa dos trabalhos no seminário.
O Seminário trabalha em consonância com a Paróquia São Vicente Pallotti e durante esses 48 anos diversos jovens e padres formadores passaram pelo seminário. Muitos dos jovens que iniciaram em Palotina, fizeram a formação no seminário Maior e hoje são padres em paróquias de todo Brasil.
No livro publicado pelo Padre Pedro Reginatto, que conta a história de Palotina foi citado um trecho sobre o seminário: “... Depois de longa e intenção preparação espiritual, coordenada pelo Pe. Aquiles Redin, procedeu-se à solene inauguração do Seminário. Nunca Palotina sentiu tão de perto a alegria de um desejo comunitário alcançado”, relatou.
O padre Fábio revela que a rotina dos nove jovens que estão no seminário é simples. “Os seminaristas levantam, tomam café, cuidam de seus afazeres, estudam, meditam a Palavra de Deus, entre outras coisas. Os seminaristas têm uma iniciação sacerdotal, para que depois possam ir se aprimorar em um seminário Maior”, disse o padre Fábio. E as conversas com um bom chimarrão do padre Egídio não pode faltar.
O padre também conta que a alegria e a amizade entre os jovens é contagiante, sendo que o espírito brincalhão faz parte das atividades do dia a dia dos rapazes. “Os seminaristas praticam esportes, tocam violão, contam histórias, conversam e se confraternizam”, revela Fábio.
Os jovens contam que geralmente as famílias são as que mais incentivam para seguirem a carreira religiosa, mas também tem que ter uma opinião definida sobre o assunto.
O Seminário de Palotina contem sala de estudos, sala de reunião, quartos, refeitório, campos de futebol para a prática de esportes, horta, capela, onde os seminaristas fazem as orações e auxiliam na preparação das missas e há também uma capela num bosque próximo, onde geralmente são feitas procissões luminosas da Mãe Rainha, entre outros espaços. Os seminaristas também prestam auxílio na preparação das festas de São Vicente Pallotti e Nossa Senhora da Salete e demais festas religiosas na comunidade além de participarem de encontros de formação espiritual, como o da preparação para ordenação do Pe. Rodrigo Menegati. “Todos são convidados a conhecer o seminário e as atividades dos seminaristas e dos padres, estamos de portas abertas para todos e para auxiliar na formação de jovens que queiram seguir uma vida sacerdotal”, destaca padre Fábio.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Marcelo Nava/FT


PUBLICIDADE