Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
18/08/2018 14:09
Escola Rouxinol terá programação especial na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla terá programação especial em Palotina

Palotina - De 21 a 28 deste mês as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizam em todo Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018.
A escolha do tema deste ano é “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”, que vem reforçar a importância da participação da família, em todos os processos de vida dos filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos, como na gestão das Apaes.
A APAE de Palotina foi fundada em 11 de setembro de 1975, com a presença de autoridades e pessoas da comunidade, iniciando a história do movimento Apaeano no município. Em 5 de maio de 1976 foi criada a Escola de Educação Especial Rouxinol, iniciando os primeiros atendimentos especiais, destinados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Em 1978 a APAE inaugura a sede própria da Escola Rouxinol. Atualmente oferta atendimentos nas áreas de saúde, assistência social e educação aos 112 alunos matriculados na instituição e conta com 39 funcionários capacitados para esses atendimentos. A diretora da escola é Dilma Zanco e o presidente, Antônio Pizzolotto.
A Escola Rouxinol proporciona aos alunos o Projeto da Horta que tem como objetivo despertar o interesse do aluno para o cultivo e conhecimento do processo de germinação, visando atitudes de preservação ambiental e hábitos de consumo de alimentos saudáveis para melhoria na qualidade de vida.
Os alunos aprendem a cultivar: hortaliças, verduras, chás, temperos e flores com a supervisão e orientação dos professores no preparo e cultivo da terra, possibilitando aos mesmos construir seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar, sendo um valioso instrumento educativo.

Estão programadas algumas atividades na Escola Rouxinol relativas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, são elas:
Dia 21/08 – Abertura da semana com a feira do Projeto Horta, que é aberta a comunidade com vendas de mudas de chás, temperos e flores (suculentas) que se estenderá durante a semana.
Dia 22/08 – Debate com familiares, alunos, profissionais da APAE e convidados sobre os avanços nas políticas públicas da assistência social, saúde, educação e trabalho.
Dia 23/08 – Discussões e debates com os autodefensores sobre as conquistas e trajetória da Escola Rouxinol.
Dia 24/08 – Atividades internas.

Fonte: Folha da terra Crédito: Felipe Becker/FT


PUBLICIDADE