Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
13/08/2018 11:27
Crianças devem vacinar-se contra a Poliomielite e Sarampo

Saúde de Palotina promove campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo 

Palotina - No período de 6 a 31 de agosto a Secretaria Municipal de Saúde de Palotina estará desenvolvendo a campanha de vacinação contra Paralisia Infantil (Poliomielite) e Sarampo, tido como público alvo crianças com idade 1 a 5 anos incompletos, sendo que elas devem receber as doses mesmo que já tenha recebido a vacina anteriormente.
No sábado, dia 18, acontecerá o “Dia D”, com uma mobilização que acontecerá nos postos de saúde municipais que estarão abertos no horário das 08h00 às 17h00, exclusivamente para vacinação.
O objetivo da campanha é vacinar as crianças que ainda não receberam a vacina dentro da faixa etária estipulada, resgatar as crianças que possuem o esquema incompleto e oferecer uma dose adicional as crianças que já receberam as vacinas melhorando a proteção contra o sarampo e a paralisia infantil.
Segundo enfermeira Maristela R. Barbieri do Departamento de Vigilância em Saúde a situação do sarampo no Brasil é preocupante, haja visto que já somam-se 822 casos confirmados da doença, cerca de 3.800 casos encontram-se em investigação e 5 pacientes evoluíram para óbitos. O aumento do registro de casos concentra-se na região Amazônica e Roraima, entretanto por se tratar de uma doença extremamente contagiosa, vários outros estados do Brasil já registram casos da doença.
Em relação a Poliomielite, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que em 2017 e 2018 foram registrados casos da doença em dois países considerados endêmicos, Afeganistão (7 casos) e Paquistão (1 caso). Contudo, ainda há risco de reintrodução da doença no Brasil.
Diante deste quadro, há necessidade da união de esforços para manutenção do país livre dessas doenças. A manutenção de boas coberturas vacinas é considerada a estratégia mais efetiva para proteção da população contra ambas as doenças.
Sarampo – doença infecciosa, exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações, principalmente neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após.
Poliomielite – doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início subido. Acomete em geral os membros inferiores tendo como principais características a flacidez muscular. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes portadores, ou ela via oral-oral através de gotículas de secreções da orofaringe ao falar, tossis ou espirrar.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE