Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
14/07/2018 23:16
Estudante desenvolve projeto para alunos com deficiência visual

Estudante realiza projeto voltado ao desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual através de aulas com contação de histórias 

Palotina - A estudante do curso de Artes, da Uespar, Maria Regina Martins, 23 anos, desenvolve desde o ano passado um projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) voltado ao desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual através de aulas com contação de histórias.
Maria explica que a ideia de fazer o TCC sobre esse assunto surgiu na época em que fazia estágio na Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco em Palotina, depois que conheceu a aluna Eloísa Paiva Neves, de 7 anos, que possui deficiência visual.
Segunda Maria, o objetivo do projeto é de trazer a realidade das situações cotidianas para as pessoas com deficiência visual por meio da contação de histórias. “ Através das histórias procuro trazer a realidade para as pessoas que não possuem visão. Utilizo objetos e materiais para que as histórias se aproximem ao máximo da realidade, afinal são crianças que não conhecem as formas e as cores dos objetos”, ressalta.
A estudante utiliza de métodos bem práticos, por exemplo: “ Vou contar a história dos Três Porquinhos, vai ter as três casas realmente, de madeira, de tijolo e de palha que eu faço”, destaca Maria.
Maria explica que mesmo ter elaborado o projeto para alunos com deficiência visual, também aplica as aulas para outros alunos que não possuem deficiência, desenvolvendo atividades diferentes para cada tipo de aluno. Maria conta que a monografia de seu TCC será toda em braile (método de leitura utilizado por pessoas com deficiência visual).
Atualmente a estudante aplica o projeto para uma turma com 21 alunos, sendo as aulas realizadas conforme a exigência da carga horária do seu curso. “ Recebo o apoio de professores que são especializados em aplicar aulas com alunos com algum tipo de deficiência e pretendo seguir com o projeto, elaborando o meu Mestrado” detalha.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE