Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/07/2018 08:56
Área de trigo plantada em Palotina dobra para a safra 2018

A área de trigo da safra deste ano dobrou em relação ao ano passado

Palotina - A safra de inverno está em pleno desenvolvimento em Palotina. É possível notar os campos verdejantes com a cultura do trigo. De acordo com o técnico agrônomo da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Eduardo Wammes, salienta que a área de trigo da safra deste ano dobrou em relação ao ano passado. “ Em 2017 foram plantados 1 mil hectares e neste ano foram plantados 2 mil hectares de trigo. Em geral as lavouras apresentam um bom desenvolvimento já que o clima está favorável”, complementa.
Segundo Eduardo, de acordo com o Deral (Departamento de Agricultura do Paraná), a estimativa de produtividade inicial da colheita é de 120 sacas por alqueire, sendo que o auge da colheita será em setembro. Segundo Eduardo não há previsão concreta de geadas que podem vir a danificar a cultura. “ O trigo além do valor comercial auxilia na rotatividade para adubação do solo, como alternância de culturas entre a soja e o milho” disse.
Milho safrinha
O técnico agrônomo da Emater, Eduardo Wammes também disse em relação ao milho segunda safra (safrinha) em Palotina. Foram plantados 45 mil hectares no município, sendo que a colheita das maiorias das lavouras deve iniciar no mês que vem. “ Haverá queda na produtividade inicial estimada em 250 sacas por alqueire, tendo em vista a época do plantio que foi mais tardia, os ventos fortes que ocasionou a queda do milho nas lavouras e em alguns pontos isolados as geadas danificaram”, destaca Eduardo.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE