Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/05/2018 08:36
Sindicato Patronal e Senar realiza curso para apicultores de Palotina

O público alvo do curso foram os apicultores que compõem a Apamel (Associação Palotinense de Apicultores Meliponicultores) e agricultores

Palotina - Foi realizado entre os dias 17 e 20 de abril, no Sindicato Patronal Rural de Palotina, o curso Trabalhador na Apicultura. O público alvo do curso foram os apicultores que compõem a Apamel (Associação Palotinense de Apicultores Meliponicultores) e agricultores, sendo ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato Patronal em parceria com a Apamel, capacitando 12 pessoas que fazem parte da Associação.
Conforme o instrutor do Senar, Ramon Ponce Martins, o objetivo do curso foi ensinar a criar abelhas para produção de mel, cera, própolis, pólen e rainhas com os métodos adequados do início ao fim da produção. Ramon destaca algumas instruções do curso. “O apiário tem que ser um local de fácil acesso, de preferência distante 500 metros das residências, de animais, por se tratar de abelhas africanizadas, além disso, o apicultor necessita de um preparo adequado para trabalhar com as abelhas, a utilização correta do macacão, do fumigador que é usado na coleta do mel, tipo de colmeia, coberturas, criar associações e legalizar o produto. O curso também incluiu a comercialização do mel e demais produtos que a abelha produz e a higiene que se deve ter com os mesmos. O mercado é amplo para a comercialização tanto no Brasil como para exportação, além da apicultura ser uma boa fonte de renda e de fácil manuseio”, explica o instrutor.
O presidente da Apamel, Leonor Kirsten, salienta a importância do curso desenvolvido para os apicultores: “O curso foi excelente e nós podemos notar a evolução da apicultura, antes o apicultor manuseava o produto, agora com a tecnologia são usados equipamentos, até para manter a higiene da produção. Sou produtor há bastante tempo e dentro de algumas semanas vamos comercializar o mel palotinense nos supermercados da cidade”, disse Leonor.
O vice-presidente do Sindicato Patronal, Edmilson Zabott, ressalta que Palotina possui muitos apicultores e os mesmos precisam de qualificação: “O curso é essencial e contribui com os produtores para o melhor manejo e implementação de novas técnicas. A finalidade é para que os produtores agreguem valor à atividade e satisfação na profissão” comenta Zabott.
Cursos
O Sindicato Rural Patronal de Palotina graças a uma parceria importante com o Senar-Pr, está disponibilizando diversos cursos para os produtores e seus familiares. São cursos voltados ao setor agrícola, todos gratuitos, sendo que não necessário ser associado para participar.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/Folha da Terra


PUBLICIDADE