Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
14/05/2018 10:37
Adosp: Há uma década ajudando a salvar vidas em Palotina

A Adosp (Associação dos Doadores de Sangue de Palotina), vai comemorar na próxima quarta-feira, dia 16, 10 anos de existência em Palotina

Palotina - A Adosp (Associação dos Doadores de Sangue de Palotina), vai comemorar na próxima quarta-feira, dia 16, 10 anos de existência em Palotina, ajudando a salvar vidas. 

A entidade é uma iniciativa que nasceu por meio de integrantes do Rotary Club Palotina, formada em 16 de maio de 2008, com objetivo de estimular a doação de sangue através da adesão de voluntários. Atualmente, a Adosp possui mais de 3 mil associados e inscritos, a entidade surgiu para amenizar as dificuldades principais quando as pessoas precisam recrutar doadores para repor sangue nos hemocentros devido atendimento de emergência e sempre que há a necessidade os voluntários são contatados e rapidamente encaminhados a um grupo de doações. Isso tem ajudado a manter os estoques de sangue nos hemocentros.
A entidade está com sua sede instalada na praça Amadeo Piovesan, conta com um funcionário e conta com a Agência Transfusional Eduardo Lima, localizada no Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, permitindo que Palotina tenha estoque de sangue e as pessoas não precisem esperar para receber a doação quando há necessidade.
A Adosp foi contemplada recentemente com um micro-ônibus, para fazer o transporte dos doadores até os hemocentros de Toledo e Cascavel, sendo que o veículo antes utilizado era uma Kombi, sendo devolvida a Administração Municipal. O ônibus no valor de R$ 241.700,00, foi viabilizado por meio do deputado estadual Paulo Litro e do Secretário de Estado da Casa Civil; Valdir Rossoni, com o empenho dos vereadores de Palotina Enio Moesch, Weslei Freitas e do presidente do Rotary Club Palotina, Thiago Mostachio.
Até o momento, de acordo com o presidente da Adosp, Luiz Boldori, o micro-ônibus não foi entregue para uso da entidade.
A Adosp também organiza com apoio da comunidade e da Prefeitura Municipal, a Corrida Noturna, evento solidário anual cujo objetivo é colaborar com a associação. Conforme Boldori, a corrida deste ano foi presidida pela promotora de Justiça, Dra. Cristiane Aparecida Ramos e teve um lucro de R$ 16.865,00 com as inscrições, valores que serão utilizados para manutenção da entidade.
O atual presidente da Adosp, Luiz Boldori destaca que o trabalho na Adosp é voluntário, mas que tem contribuído e ajudado a salvar muitas pessoas aqui em Palotina. O apoio político do deputado estadual Ademir Bier foi citado pelo presidente, com agradecimento especial pela sua participação em todas as conquistas citadas e também a participação da ex-secretária Municipal de Saúde, Nissandra Karsten.
Além disso, citou também a essencial participação da população. “ Acredito que a população é a grande responsável pelo excelente trabalho que a Adosp realiza, servindo de exemplo a diversos municípios e a colaboração dos voluntários, presidentes que passaram pelam entidade e deram sua contribuição, a Prefeitura que por um período apoiou com subvenção social e empresas do município”, destaca Boldori.
O primeiro presidente da Adosp foi Eduardo Lima, após foram presidentes, José Carlos Pereira, Lucia Missio e Luiz Boldori.

Atual Diretoria:
Presidente: Luiz Boldori
Vice-presidente: Vinicius Chiella Sauer
1º Tesoureiro: Auri Sauer; 2º Tesoureiro: Fabio Gustavo Cruz
1º Secretário: Idian Nava 2º Secretário: Crysla Lima Jacobuci
Assessor Jurídico: Rafael Jacobucci
Diretores de Patrimônio: Mauricio Jonas Hachmann, Lucia Missio, Ivaldo Sartor e Fátima Boldori.
Relações Públicas: Joarez Ribeiro Campos
Palestrante: Jose Carlos Pereira
Conselho Fiscal Efetivo: Sérgio Mentz e Dorival Manuel Canhete
Conselho Fiscal Suplente: Flávia Kuhn, Delvio Spricigo e Valdomiro Bilibio
Representante do Interact: Diogo Canhete
Assistente Contábil: Afonso Arnold
Representantes junto à Secretaria de Saúde: Aliandro Barbosa e Giovane Gentil.

 

Fonte: Folha da Terra Fotos: Arquivo/FT


PUBLICIDADE