Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
09/04/2018 10:55
Projeto “Palotina recicla o orgânico” é contemplado com recursos da Caixa Econômica

O município é o único do estado contemplado com recursos no valor de R$ 698.028,90, do Fundo Socioambiental Caixa, para execução do projeto “Palotina recicla o orgânico”

Palotina - Palotina é uma das 12 cidades do país que foram selecionadas por meio do Edital FNMA/FSA nº 01/2017, da Caixa Econômica Federal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para seleção de projetos integrados de segregação na fonte e reciclagem da fração orgânica de resíduos sólidos. O município é o único do estado contemplado com recursos no valor de R$ 698.028,90, do Fundo Socioambiental Caixa, para execução do projeto “Palotina recicla o orgânico”. O prefeito Jucenir Stentzler assinou o termo de cooperação na terça-feira, dia 3, na Superintendência Regional da Caixa Econômica, em Cascavel.
“Este foi um trabalho desenvolvido por meio da união e do esforço de todos aqueles que se propuseram a participar”, destacou o prefeito ao mencionar sobre a elaboração do projeto através da parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Gestão Ambiental, Educação e Cultura, Finanças, Planejamento; Universidade Federal do Paraná (UFPR/Setor Palotina), Uespar/Facitec, Rotary Club Palotina Pioneiro e Ministério Público.
O chefe do executivo acompanhado do secretário de Planejamento, Douglas de Carvalho e do superintendente regional da Caixa, Antônio Minuk realizaram a assinatura do termo. O Fundo Socioambiental Caixa visa incentivar ações, programas, e projetos de caráter social e ambiental, consolidando e ampliando a atuação do banco no incentivo a iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável.
No mesmo dia, o prefeito realizou uma reunião no gabinete da Prefeitura para apresentar o termo de cooperação aos envolvidos no projeto. “Esse projeto foi uma demonstração bem clara de como a união faz com que as coisas aconteçam, mais uma etapa vencida, em prol de um bem maior que é a questão ambiental”, disse a vice-diretora da UFPR, Yara Moretto.
“A construção desse projeto já vinha antes mesmo da abertura deste edital, pois Palotina atendia a todos os critérios necessários para a elaboração do projeto, permitindo que ele fosse selecionado e aprovado”, relatou a professora e idealizadora do projeto, Valéria Iared. “Essa questão dos orgânicos já vem sendo pautado há alguns anos, certamente, mais de 50% dos resíduos que vão para o aterro sanitário é orgânico e este é o desafio deste projeto, apresentar uma forma de reaproveitar este material”, acrescentou.
Intitulado “Palotina recicla o orgânico”, o projeto tem por objetivo a reciclagem do resíduo orgânico, resultando em adubo orgânico na forma de húmus ou chorume, diminuindo consideravelmente o volume de lixo nos aterros sanitários. Além disso, visa fomentar a reciclagem orgânica gerido pelos próprios moradores do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação Palotina


PUBLICIDADE