Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/03/2018 23:31
No Dia Mundial da Água: Palotina é referência na preservação de nascentes

O município de Palotina vem se destacando na proteção e conservação da água

Palotina - Em 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, data que nos faz refletir sobre a importância de preservarmos o líquido mais precioso do planeta, sem água não existiria vida no mundo.
O município de Palotina vem se destacando na proteção e conservação da água. Em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, o município vem realizando a recuperação de nascentes em propriedades rurais onde a aquisição e o fornecimento dos materiais utilizados no processo é feito pelo agricultor, dono da propriedade em que as nascentes serão recuperadas. O técnico agrícola e ambiental do município, Nivaldo Antonio Domingos e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental junto ao Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo desenvolvem esse trabalho. De acordo com Nivaldo, o programa para recuperar nascentes surgiu há dois anos e neste tempo, cerca de 18 nascentes no Município já foram recuperadas.
Nivaldo explica que, o trabalho nas nascentes ocorre por meio da assistência de um técnico da Secretaria de Agricultura, com a mão de obra dos alunos do Colégio Agrícola. “O trabalho consiste primeiramente em uma visita técnica a propriedade na nascente e a verificação do material necessário, pois este varia conforme a situação em que se encontra a mesma. Após isto, é feito um agendamento com o produtor e com os alunos do colégio agrícola de forma a conciliar o cronograma pré-estabelecido pela Secretaria. Normalmente, este trabalho é executado durante um dia de serviço, sendo que em média, o material utilizado é um saco de cimento, pedra rachão e canos de PVC no diâmetro de acordo com a vazão da nascente”, detalha. Nivaldo diz que os agricultores que tiverem interesse em realizar esse trabalho em suas propriedades bastam fazer a inscrição na secretaria de Agricultura do município, ao lado do Ginásio de Esportes Ardomar Somensi. “Queremos atender o máximo possível de agricultores uma vez que a água é de extrema importância para a sobrevivência de todos os seres”, relata.
E na última quinta-feira, Dia Mundial da Água mais uma nascente foi recuperada em uma propriedade da Linha Esquina Progresso em Palotina.
Fórum Mundial da Água no Brasil
Teve início na última segunda-feira (19) e terminou nesta sexta-feira (23), em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, com objetivo de discutir amplamente os recursos hídricos. O evento foi realizado na Arena Esportiva e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A Capital Federal enfrentou nos últimos anos, graves secas e os chefes de Estado alertaram sobre os cuidados em proteger os mananciais. O Brasil possui cerca de 15% de toda água doce do mundo.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE