Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
10/03/2018 16:42
Mulheres que inspiram e não piram homenageia Noeli Sendtko

O objetivo é prestigiar e homenagear as mulheres de Palotina, visando valorizar a mulher em todos os segmentos da sociedade

Palotina - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Palotina, em parceria com o Município e o Ministério Público, realizam no mês de março, diversas atividades para comemorar o Mês da Mulher. Uma das atividades será homenagear mulheres da nossa cidade, por meio da primeira edição da mostra itinerante “Mulheres que Inspiram e não Piram”.
O objetivo é prestigiar e homenagear as mulheres de Palotina, visando valorizar a mulher em todos os segmentos da sociedade. As mulheres, além de serem alicerces da família, também desempenham papel fundamental por meio da prestação de serviços ou voluntariado.
Dessa forma, mulheres que nos inspiram, seja através do desenvolvimento de atividades de relevância social, por seu modelo de liderança, esforço, dedicação, bondade, garra, que rompem barreiras, que se destacam, impactam positivamente a sociedade, merecem nosso respeito e admiração.
São centenas e centenas de mulheres em nossa cidade nessas condições, homenagem que não seria possível fazer acontecer apenas nesta edição, por isso, todos os anos, serão escolhidas mulheres para serem homenageadas.
Assim, será realizada mostra itinerante com fotos, frases e ações de quinze mulheres que nos inspiram e com suas qualidades únicas e singulares são exemplos para todos.
Nossa primeira homenageada é a professora Noeli Dordi Freitag Sendtko, 76 anos, viúva, mãe de quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos. Durante anos dividiu seu conhecimento, contribuindo com a formação de diversos alunos do município. Foi inspetora de ensino na rede estadual e secretária de Educação, Cultura e Desporto na gestão do Prefeito Marcio José da Silva [1989 a 1992]. Foi diretora geral do CAIC e auxiliou na criação do Colégio Gabriela Mistral e o Colégio Agrícola Adroaldo Augusto Colombo.
Pelos seus excepcionais serviços prestados à Educação, dona Noeli como é carinhosamente conhecida, foi agraciada com a Comenda Ordem Nacional do Mérito Educativo, recebendo a homenagem do Ministério da Educação na categoria “Cavaleiro da União”.
Seus trabalhos por uma sociedade mais justa e igualitária rendeu diversos benefícios para a comunidade. Ela foi responsável pela criação da Associação dos Agentes Ambientais Palotina Preserva (Apava), que modificou completamente a vida das pessoas que retiram seu sustento dos materiais recicláveis. Além disso, também esteve à frente da fundação do Centro de Ciências de Palotina (CECIPAL).
Participou ativamente das ações desenvolvidas pela igreja evangélica, sendo membro da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas).
Entre os seus prazeres está o de cultivar flores, no qual podemos afirmar possuir um significado todo especial para quem dedicou sua vida no auxílio e amor ao próximo, significado este de transformar o mundo mais colorido e harmonioso. Pela sua sabedoria, garra, determinação, voluntariado e delicadeza merece todo o nosso carinho e respeito. Parabéns dona Noeli e a todas as mulheres que inspiram e não piram.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Palotina Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE