Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
20/02/2018 22:23
Produtores colhem a soja e iniciam o plantio do milho safrinha

Os agricultores de Palotina estão colhendo a safra de verão e estão plantando o milho safrinha

Palotina - Os agricultores de Palotina estão colhendo a safra de verão e estão plantando o milho safrinha. De acordo com o técnico agrônomo da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná) de Palotina, Eduardo Wammes, no município foram plantados 45.600 hectares de soja e a média de produtividade da colheita é de 150 sacas por alqueire, um pouco abaixo da média do ano passado, que ficou em 165 sacas por alqueire.
Eduardo explica que o grande volume de chuvas durante os meses de dezembro e janeiro possa ter prejudicado um pouco a produtividade. “Assim como o excesso de chuvas, a falta de luminosidade interfere no desenvolvimento da planta, mesmo assim teremos uma safra com grande produtividade” complementa.
Assim que as máquinas colhem a soja, o milho segunda safra (safrinha) é plantado. Conforme Wammes, os agricultores estão colhendo mais tarde a safra de soja, devido ao atraso no plantio devido à estiagem na época do plantio. “O ideal é que os agricultores colham a soja até o fim de fevereiro e que o milho safrinha seja plantado até o fim deste mês ou até o início de março, devido ao zoneamento agrícola, um estudo que é feito para minimizar os riscos climáticos nas lavouras”, diz Eduardo.
De acordo com o técnico da Emater, no município de Palotina devem ser plantados em torno de 45 mil hectares de milho safrinha com a previsão de colheita em torno de 250 sacas por alqueire. A cultura do trigo, segundo Eduardo, vai ficar bem restrita no município, sendo que poucos agricultores vão optar por essa cultura durante o inverno.
Vale ressaltar que neste período de colheita, o número de máquinas agrícolas nas rodovias aumenta, deixando o trânsito mais lento. É importante que os motoristas dirijam com segurança e atenção, e os maquinários agrícolas trafeguem com os faróis acesos e com o auxílio de batedores nas pistas.

Fonte: Folha da Terra Foto: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE