Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
06/12/2017 15:35
Pioneiros identificam fotos do início da colonização de Palotina

O objetivo do encontro foi recordar momentos da história do Município por meio do mural de fotografias que foi criado com a inauguração do museu

Palotina - O Departamento de Cultura de Palotina realizou no sábado, dia 25, no Museu Público, um encontro que reuniu alguns dos pioneiros que chegaram à cidade na década de 50. O objetivo do encontro foi recordar momentos da história do Município por meio do mural de fotografias que foi criado com a inauguração do museu. “Esta é uma maneira que encontramos de resgatar a nossa história para que ela possa ser contada para as futuras gerações”, explica a diretora de Cultura, Flavia Kuhn.
A diretora acrescenta que novos encontros serão agendados com outros pioneiros para que os mesmos possam identificar as imagens que constam no mural. “Este é um trabalho detalhado que precisa ser identificado pelos pioneiros para que possamos inserir as legendas nas fotos e assim contar a história de Palotina”. Flavia também lembra que ainda há muitas pessoas ou famílias pioneiras que estão no anonimato. “É fundamental que essas famílias sejam descobertas para nos auxiliarem no andamento deste projeto”, conclui.
Para a servidora pública, Eliete Jung que esteve acompanhada da mãe Irene Pichler Jung, este é um ato que homenageia e eterniza o nome das pessoas que iniciaram a construção de Palotina. “Um reconhecimento importante daqueles que começaram a colonização do Município”, destaca. A servidora é neta do pioneiro Adão Evaldo Jung que chegou a Palotina no ano de 1955, vindo de Piratuba, Santa Catarina. “Meu avô ajudou a derrubar a mata, atuou como marceneiro e agricultor”, ressalta Eliete.
Adão consta em uma das fotos expostas no mural juntamente com o pioneiro José Fridolino Glaeser. Eles realizaram uma caçada a qual abateram uma onça na região onde hoje é o Distrito de São Camilo. A foto inclusive está registrada no livro “História de Palotina” do padre Pedro Reginato e exposta no totem da Praça Amadeo Piovesan.
O prefeito Jucenir Stentzler e o vice-prefeito Chico Brum participaram do encontro.
No próximo sábado, dia 2, será realizado no Museu Público, uma homenagem em comemoração ao “Dia do Pioneiro”, instituído no dia 3 de dezembro. Neste dia acontece oficialmente a denominação do museu que passará a ser chamado “Museu Público Antônio Bernardino Daniel”. O Departamento de Cultura solicita aos pioneiros ou familiares que possuam algum item da década de 50, que represente a chegada da família no Município, para que entrem em contato com a Casa da Cultura, por meio do telefone (44) 3649 – 1214, até a próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, para que as peças possam ser incluídas na exposição “Pioneiros”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Palotina


PUBLICIDADE