Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
30/12/2017 16:56
Palotina é o município do Oeste que mais investe em cursos profissionalizantes

Palotina é o município que mais investe em cursos profissionalizantes em relação ao número de habitantes

Palotina - Palotina é o município que mais investe em cursos profissionalizantes em relação ao número de habitantes. Desde 2013, quando a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo assumiu a gestão do Centro Profissionalizantes Dirce Gardin/Faculdade do Trabalhador, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas nas mais diversas áreas do conhecimento, visando a inserção e manutenção do trabalhador ou empreendedor no mercado de trabalho.
Em 2017, foram realizados 48 cursos presenciais com parceiros estratégicos: SESI (Serviço Social da Indústria), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os cursos são contratados pelo município e ofertados gratuitamente aos interessados. Neste ano, foram 1843 horas de qualificação nas mais diversas áreas do conhecimento, totalizando mais de 790 pessoas capacitadas.
Neste ano, uma parceria entre o SENAC e a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/Faculdade do Trabalhador, o município de Palotina recebeu a carreta escola de gastronomia do SENAC. A carreta trouxe para Palotina cursos diurnos na área de gastronomia e o município através da secretaria de Assistência Social contratou cursos para o período noturno, ao todo, oito turmas realizaram o curso.
A Faculdade do Trabalhador oferta os cursos e ao final de cada ano, os alunos recebem os certificados, conforme explica a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Lara Beatrice Biezus. “Palotina possui um grande potencial de cursos que estão em evidência no mercado de trabalho, sendo cursos de excelente qualidade”, diz Lara.
Além dos cursos de gastronomia da carreta do SENAC que envolveu os alunos para o preparo de pizzas, doces, pães, bolachas e diversas massas doces e salgadas, a Faculdade do Trabalhador ofertou cursos de corte e costura, design de sobrancelhas, modelagem industrial básica, manutenção mecânica industrial, soldador e auxiliar administrativo.
Sala do Empreendedor
Palotina também possui a Sala do Empreendedor, um espaço na Prefeitura Municipal que está ligado a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. A Sala do Empreendedor tem por objetivo incentivar para que as pessoas sejam MEIs (Microempreendedores Individuais), ou seja, tenham sua pequena empresa.
Em 2017, foram feitas nove oficinas para os MEIs abordando controle financeiro, planejamento de compras, relação com fornecedores e empreendedorismo. Em 2017 também foram capacitados 30 alunos do Programa Bom Negócio Paraná, conforme explica a coordenadora da Sala do Empreendedor, Rosane Kaiber: “O Bom Negócio Paraná é um programa do governo do Estado, que em parceria com universidades e prefeituras visa disseminar a utilização de boas práticas empreendedoras para a melhoria da competitividade”, destaca Rosane.
O Programa conta com capacitação orientada para o crédito e os empreendedores que concluem o curso podem buscar crédito subsidiado através da agência de fomento do Paraná pelo Banco Empreendedor. A finalidade é para dar vida longa às empresas, o curso tem duração de 66 horas nas áreas de gestão de negócios, gestão comercial, gestão financeira, gestão de pessoas e gestão estratégica.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Marcelo Nava/FT


PUBLICIDADE