Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
06/12/2017 15:32
A paixão de Dorli Brescovit pelos 54 relógios de sua coleção

Começou a despertar o interesse por relógios quando seu pai, Augusto, lhe deu de presente um relógio

Palotina - O empresário Dorli Brescovit, de 76 anos, nascido na cidade gaúcha de Soledade, começou a despertar o interesse por relógios quando seu pai, Augusto, lhe deu de presente um relógio. “Ganhei do meu pai meu primeiro relógio há 42 anos. Somos uma família de sete irmãos, e meu pai, que fabricava móveis, em forma de lembrança, presenteou cada filho com um relógio e assim surgiu à paixão por colecioná-los”, destaca Dorli.
Em 1970, Dorli chegou a Palotina e instalou com a família, a famosa Churrascaria Soledade, nome dado em homenagem a sua cidade natal. A tradicional churrascaria, no coração de Palotina, é local de encontro da família palotinense, que saboreiam o delicioso churrasco, e também para eventos de casamentos, jantares, reuniões e confraternizações.
“Quando iniciamos a construção da churrascaria, lembro-me que ainda existiam várias áreas de mata em Palotina, que não haviam sido derrubadas, e quando construímos o primeiro prédio da churrascaria, as ruas da cidade não eram asfaltadas”, destaca Dorli. Com o passar dos anos, um novo prédio da churrascaria foi construído, mas a mesma se mantém no mesmo local do ano em que foi inaugurada.
O que chama atenção no salão da churrascaria são os inúmeros relógios que Dorli coleciona. O colecionador disse que há 25 anos começou a montar o acervo de relógios no salão da churrascaria, que incluiu relógios que foram comprados ou recebidos de presentes por sua família e amigos. “Cada relógio tem uma história, um momento da minha vida, lembro-me de todos com muito carinho”, complementa Dorli.
Dorli possui em seu acervo 54 relógios ao todo, incluindo os de parede e os de canto e muitos feitos de madeira maciça. A cada meia hora, os clientes da churrascaria podem ouvir as badaladas dos relógios cuco nas paredes.
Brescovit conta que os clientes e às pessoas que visitam a churrascaria ficam impressionados com a quantidade e a beleza dos relógios. “As famílias tiram fotos, se impressionam com o tamanho dos relógios e às crianças ficam encantadas”, detalha.
Dorli diz que é importante fazer a manutenção dos relógios, grande parte deles são movidos a corda e outros a pilhas, fazendo a troca periodicamente das pilhas para que todos fiquem funcionando de maneira adequada e o som das badaladas possam sempre ser ouvidos por todos.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Marcelo Nava/FT


PUBLICIDADE