Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
25/11/2017 14:06
Pela primeira vez, Sicredi recebe Prêmio Top de Sustentabilidade da ADVB

Reconhecimento ao Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social da instituição, foi entregue na última terça-feira (14 de novembro), em São Paulo

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,6 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros – acaba de receber, pela primeira vez, o Prêmio Top de Sustentabilidade 2017, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), seccional São Paulo. O evento, realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, reuniu vinte empresas com as melhores iniciativas socioambientais realizadas nos últimos meses.
O prêmio, recebido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, é um reconhecimento ao case que retratou os 10 anos de atuação do Programa A União Faz a Vida (PUFV) no estado do Paraná. Mais que uma data, essa década de atuação nas escolas marca um ciclo que traz resultados concretos e marcantes para as comunidades. A mais concreta delas revela e mensura o desenvolvimento das escolas participantes: todas apresentaram melhoras significativas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com crescimento médio de 30% segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos).
O programa tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades.
Fundamentada na pedagogia de projetos, a metodologia é apontada pelos educadores como o principal fator de sucesso do Programa. Funciona assim: todos os projetos nascem do currículo escolar; por meio de uma boa pergunta, formulada pelo educador em conjunto com os alunos. A partir daí são estabelecidas expedições investigativas para explorar o ambiente em busca de respostas para as dúvidas e interesses destas crianças e adolescentes. De posse das informações e novos aprendizados, nascem os projetos, desenvolvidos de forma colaborativa.
Na opinião do presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, um dos objetivos do Sicredi é ajudar a construir um mundo melhor e isso está sendo feito por meio do PUFV, impactando de forma positiva centenas de comunidades. “Com base na tríade: cidadania, cooperação e solidariedade, procuramos incentivar a educação e a inclusão nas regiões onde atuamos. Formar cidadãos mais comprometidos com o desenvolvimento do Brasil é uma das grandes ações que queremos promover e temos conseguido isso de forma colaborativa. Os protagonistas são os alunos e educadores, que escolhem o tema que desejam trabalhar e conquistam, a cada dia, melhorias para sua comunidade”, afirma.
Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, área de responsabilidade da Central Sicredi PR/SP/RJ, neste ano foram desenvolvidos 1.208 projetos nas escolas que atuam com o Programa A União Faz a Vida. Os descritivos desses projetos estão reunidos na revista digital Vida Cooperativa, publicado no portal “transformando.com.vc”, uma rede de protagonismo educacional. Além dos projetos, o portal traz conteúdos exclusivos sobre educação – artigos, matérias, pesquisas, vídeos – produzidos por diversos parceiros, educadores, escritores de renome nacional.

Fonte: Assessoria Sicredi Créditos: Divulgação e ADVB SP


PUBLICIDADE