Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
03/11/2017 23:31
Maripá recebe em doação obra artística alusiva aos 500 anos da Reforma Luterana

A solenidade oficial de entrega foi realizada nesta terça-feira, dia 31, feriado municipal pelo Dia da Reforma Luterana

Maripá - O município de Maripá recebeu em doação, a obra artística alusiva aos 500 anos da Reforma Luterana, simbolizando a “Rosa de Lutero”. A solenidade oficial de entrega foi realizada na terça-feira, dia 31, Feriado Municipal pelo Dia da Reforma Luterana. A obra foi doada ao município pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Maripá – IECLB e pela Comunidade Evangélica Luterana Trindade – IELB. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Anderson Bento Maria, autoridades políticas e religiosas e comunidade em geral.
O monumento, considerado de grande simbologia social, cultural e histórico foi instalado na Praça das Orquídeas. Confeccionado em placas de granito e aço inox, possui valor estimado em R$ 10.080,00 e será incorporado ao patrimônio do município. O Decreto nº 166/2017, que oficializa a doação foi publicado no Diário Oficial, no dia 26 de outubro.
O Feriado Municipal pelo Dia da Reforma Luterana foi estabelecido pela Lei nº 5, de 11 de março de 1993. Além desta data, Maripá possui outros três feriados municipais: Sexta-feira Santa, Dia da Padroeira da Cidade (13 de maio) e Dia do Município (17 de abril).
SIMBOLOGIA – Conforme placa fixada na obra, a Rosa de Lutero possui o seguinte significado: a CRUZ preta e vazia lembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Pois, pela fé em Jesus, que é presente e graça de Deus, as pessoas são salvas. O CORAÇÃO vermelho lembra o amor que Deus tem por toda a sua criação. Esse amor envolve as pessoas, tornando-as responsáveis pela busca de vida plena. A ROSA lembra a alegria e gratidão de viver. A cor branca simboliza a paz entre as pessoas. Assim, a fé em Jesus possibilita que cada pessoa viva com alegria, gratidão, paz e esperança. O CÍRCULO AZUL lembra que Deus está presente e continua agindo no mundo. Por isso, sinais do seu Reino podem ser vivenciados no dia a dia. O ANEL DOURADO lembra o quanto a vida é preciosa para Deus. Por esta razão, o seu amor e a sua graça não têm fim e alcançam todas as pessoas.
HISTÓRICO – Dia 31 de outubro de 1517 tem início a Reforma Luterana, desencadeada por Martin Lutero. Com base nas Sagradas Escrituras, que afirmam que << o justo viverá pela fé>>, os reformadores e as reformadoras relacionaram a vida de fé com a vida do cotidiano. O resultado foi uma profunda reforma nas áreas da religião, educação, música, política, economia, comunicação e na compreensão das relações sociais baseadas na ética, no valor do trabalho e na responsabilidade coletiva. De maneira simples, Martin Lutero descreve esse pensamento através da ‘Rosa de Lutero’.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE