Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
13/11/2017 16:44
Índice de infestação do mosquito da dengue subiu para 2% em Palotina, com quatro casos suspeitos

Segundo a supervisora municipal da dengue, Helena Aparecida Wiegue, há quatro casos suspeitos de dengue em Palotina

Palotina - De acordo com os dados do último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chicungunya subiu para 2% em Palotina. O LIRAa anterior a este apontou que o Município estava com 0,95%, sendo que o normal é até 1%. O levantamento é realizado em âmbito nacional.
Segundo a supervisora municipal da dengue, Helena Aparecida Wiegue, há quatro casos suspeitos de dengue em Palotina, sendo eles, no bairro Cohapar, no Centro, bairro Pôr do Sol e Jardim Progresso. Conforme Helena, o grande volume de chuvas das últimas semanas e a falta de cuidados com objetos que acumulam água são os fatores principais de o índice ter aumentado. O mosquito transmissor se adapta a qualquer clima e é bastante resistente.
De acordo com Helena, o Jardim Petrópolis e o bairro Pioneiro são os locais com os maiores índices constatados pelo levantamento. “A população tem que ter a consciência de que, a dengue, o zika vírus e a chicungunya são doenças graves e não pode deixar água acumulada em recipientes, pneus, vasos de plantas, garrafas, bebedouros de animais, além dos cuidados com a limpeza de terrenos baldios, onde também predominam o maior número de focos encontrados” disse Helena.
Às equipes dos agentes de endemias do Município trabalham constantemente e visitam as casas e empresas dos bairros e o do centro da cidade. “Locais como cemitérios, borracharias, ferros-velhos e floriculturas, os trabalhos são mais intensificados, com visitas a cada 15 dias, porque são lugares mais propensos a ter água parada”, destaca Helena.
Palestras para conscientização
Conforme a supervisora municipal da dengue, Helena Aparecida Wiegue, o Município por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras e teatros educativos em escolas para a conscientização dos alunos e da sociedade a respeito do mosquito Aedes aegypti.
Na última quinta-feira (9), foi realizada uma mini palestra no Clube do Vovô e no dia 25 de novembro, haverá a 4ª Pedalada Contra a Dengue, Chicungunya e Zika vírus. A pedalada vai iniciar às 17h da Praça Amadeo Piovesan, as inscrições serão feitas no local e haverá distribuição de camisetas para os primeiros inscritos.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE