Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
25/11/2017 14:01
Em dois anos, Palotina recuperou 15 nascentes em propriedades rurais

O município de Palotina em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo vem realizando a recuperação de nascentes em propriedades rurais

Palotina - O município de Palotina em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo vem realizando a recuperação de nascentes em propriedades rurais onde a aquisição e o fornecimento dos materiais utilizados no processo é feito pelo agricultor, dono da propriedade em que as nascentes serão recuperadas. Palotina vem se destacando na proteção e conservação de nascentes.
O técnico agrícola e ambiental Nivaldo Antonio Domingos e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental junto ao Colégio Agrícola desenvolvem esse trabalho. De acordo com Nivaldo, o programa para recuperar nascentes surgiu há dois anos e neste tempo, cerca de 15 nascentes no Município já foram recuperadas.
Nivaldo explica que, o trabalho nas nascentes ocorre por meio da assistência de um técnico da Secretaria de Agricultura, com a mão de obra dos alunos do Colégio Agrícola. “O trabalho consiste primeiramente em uma visita técnica a propriedade na nascente e a verificação do material necessário, pois este varia conforme a situação em que se encontra a mesma. Após isto, é feito um agendamento com o produtor e com os alunos do colégio agrícola de forma a conciliar o cronograma pré-estabelecido pela Secretaria. Normalmente, este trabalho é executado durante um dia de serviço, sendo que em média, o material utilizado é um saco de cimento, pedra rachão e canos de PVC no diâmetro de acordo com a vazão da nascente”, detalha Nivaldo.
Recentemente as nascentes nas Linhas Esquina Progresso, São Roque e Alto Pioneiro foram recuperadas através do trabalho da Secretaria de Agricultura, Colégio Agrícola e dos agricultores donos das propriedades.
O secretário municipal de Agricultura e Gestão Ambiental, Antoninho Chechi destaca as ações deste programa: “Recuperar as nascentes do Município visa colaborar com o Meio Ambiente, com a preservação da natureza e da água. É um programa que gera grandes resultados”, comenta Antoninho.
O secretário de Agricultura salienta também que os agricultores que tiverem interesse no programa para recuperar nascentes podem obter mais informações na Secretaria de Agricultura, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Ardomar Somensi ou pelo telefone 3649-1215.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE