Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
25/11/2017 13:57
Dia Nacional do Doador de Sangue: Adosp é referência no Paraná

Em 25 de novembro comemora-se em todo Brasil o Dia Nacional do Doador de Sangue

Palotina - Em 25 de novembro comemora-se em todo Brasil o Dia Nacional do Doador de Sangue. É um dia dedicado para homenagear as pessoas que separam um dia da sua rotina para doar sangue de forma voluntária. No Brasil, a data foi instituída em 1964, já no mundo, o dia do doador de sangue é lembrado em 14 de junho.
Em Palotina, desde 2007, existe a Adosp (Associação dos Doadores de Sangue de Palotina), entidade que é referência no Município e no Paraná. A Adosp foi criada num projeto do Rotary Club Palotina tendo como primeiro presidente, o saudoso Eduardo Lima. A entidade foi condecorada como o 6º melhor projeto pelo Distrito o qual o Rotary faz parte.
Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 1,8% da população doa sangue, o ideal seria de 4%. Em Palotina, conforme dados apresentados, 9,8% da população doa sangue em prol de salvar vidas.
O presidente da Adosp, Luiz Boldori relata que a associação conta com 2.940 associados e realiza média de 80 doações de sangue por mês. Os doadores são levados até os Hemocentros de Toledo e Cascavel para fazer a coleta. “A situação financeira da Adosp é muito boa. Recebemos pessoas de outros municípios para conhecer a nossa associação que é referência no Estado”, destaca Boldori.
A Adosp possui a Agência Transfusional Eduardo Lima, anexa ao Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, inaugurada em 2012, a qual armazena e estoca sangue em caso de uma emergência em que se precise de sangue.
A Adosp também já realizou em Palotina, duas edições da Corrida Noturna, que além de ser uma competição esportiva, se torna um estímulo para a doação de sangue e de solidariedade.
As pessoas interessadas em doar sangue e ser um associado da Adosp podem ir até a sede da Associação, na Praça Amadeo Piovesan, é lá serão passados os procedimentos para ser um doador. Doar sangue não traz complicações a saúde das pessoas e é um gesto de se doar.
A história de um doador de sangue
O consultor de segurança eletrônica, Jair Cardoso Ribas, tem 49 anos, mora em Palotina e relata que começou a doar sangue ainda nos anos em que esteve no Exército. “Em Palotina, desde que a Adosp foi implantada em 2007, eu faço regularmente as doações de sangue, sou um defensor da Adosp e de doar sangue, é um gesto de amor, de vida”, diz Jair.
Jair comenta que doa sangue quatro vezes ao ano e que incentiva cada vez mais pessoas a se doarem em prol de uma causa nobre. “A empresa em que trabalho está cadastrada na Adosp e sempre incentivo mais pessoas a se cadastrarem para serem doadores”, destaca Jair.
Em cada doação de sangue, Jair doa cerca de 450 ml numa bolsa. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. As mulheres doam sangue com intervalos de 90 dias entre cada doação.
Requisitos para ser um doador
No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para realizar esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior a 50 quilos, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, entre outros que são avaliados pelo profissional da área de saúde.
Leis municipais garantem prioridades e incentivo aos doadores de sangue
Em Palotina, alguns vereadores elaboraram projetos de lei garantindo prioridades aos doadores de sangue e incentivando a população a fazer a carteira de doador e salvar vidas. Em 2014, foi aprovado o projeto nº 009/2014 proposto pelos vereadores Enio Moesch, e os então vereadores Eurico Fernandes Barbosa e Roberto Vilela, que concede isenção de taxa de inscrição em concursos públicos municipais às pessoas que doarem sangue ou integram a Associação de Doadores.
Neste ano, o vereador Weslei Freitas foi autor de projeto de lei já aprovado e baixado à sanção que assegura prioridade de atendimento aos doadores de sangue. O projeto nº 009 prevê aos doadores de sangue residentes em Palotina a garantia de atendimentos prioritários em todos os órgãos e secretarias, bem como a isenção de taxa de ingresso em todos os eventos esportivos, culturais e de entretenimento promovidos pelo município e que demandam pagamento de ingresso ou taxa. Para isso o doador terá que doar sangue pelo menos duas vezes ao ano e comprovar por meio da carteira de doador emitida pela Adosp.

 

Fonte: Folha da Terra Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE