Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
15/10/2017 23:34
Reunião debate propostas para a questão dos animais abandonados em Palotina

A reunião teve o propósito de discutir metas para a questão dos animais abandonados em Palotina. Várias reuniões já foram realizadas sobre esse assunto

Palotina - Foi realizada na segunda-feira, dia 2, na UFPR Setor Palotina, uma reunião entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental, UFPR (Universidade Federal do Paraná) Setor Palotina, MP (Ministério Público), Hospital Veterinário e a ASFA (Associação São Francisco de Assis de Proteção aos Animais), com o propósito de discutir metas para a questão dos animais abandonados em Palotina. Várias reuniões já foram realizadas sobre esse assunto.
A equipe da ASFA faz um importante trabalho com os animais abandonados e recebe apoio de órgãos públicos e de voluntários para desenvolver esse trabalho. Mas com o crescente número desses animais pelas ruas da cidade, a situação se tornou complicada para atender e tratar de todos esses animais.
De acordo com o diretor do Hospital Veterinário- UFPR/Palotina, Nelson Luís Mello Fernandes, é desenvolvido no hospital o Projeto Castração, que atende em média 16 animais por mês, e que há interesse entre o hospital e a Prefeitura de firmar um convênio que visa dobrar o número de animais castrados com proposta de ampliação de 130 metros quadrados do hospital veterinário para aumentar os serviços e com maior número de profissionais.
Na reunião também foi debatida, a proposta de um Centro de Zoonoses, que propõe abrigar temporariamente os animais para receberem tratamentos clínicos e acompanhamento de médicos veterinários por um período, para o controle de doenças e ainda firmar parceria com empresas locais especializadas em cuidados com animais domésticos, a fim de ampliar o Projeto Castração e dispor castrações com preços mais baixos e elaborar campanhas sobre a importância da castração dos animais. Em outras oportunidades, houve a hipótese de construir um local para abrigar e tratar os animais que estão nas ruas.
Essas propostas foram levantadas e estão sendo analisadas, haverá dentro de um mês mais uma reunião para tratar do assunto.
Participaram da reunião, o secretário de Agricultura e Gestão Ambiental Antoninho Chechi, a chefe de gabinete da secretaria de Agricultura Ana Paula Meneghel, a vice-diretora da UFPR Yara Moretto, o diretor do Hospital Veterinário Nelson Luís Mello Fernandes, a promotora de Justiça Cristiane Aparecida Ramos, alguns integrantes da ASFA, o presidente Anthony Henrique, Rosane Kaiber e Emanuele Perachi que integram a ASFA.
Censo animal
Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério Público realizaram um censo animal em Palotina, com o objetivo de saber quantos cães e gatos existem no município. Cerca de 8 mil imóveis no perímetro urbano foram visitados.
O censo foi realizado num período de 60 dias pelas equipes dos agentes de endemias, coordenados pelo setor de epidemiologia. Dos imóveis visitados, constatou-se a quantidade de 1654 gatos e 6155 cachorros. A quantidade de gatos castrados é de 452, de gatos não castrados 1178, de cães castrados é de 1611 e não castrados 4382. Esses dados são de animais domésticos e não estão incluídos os animais abandonados nas ruas.
A finalidade é criar um projeto de controle de natalidade desses animais e evitar o abandono e maus tratos dos mesmos, sendo uma questão de saúde pública.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Marcelo Nava/FT


PUBLICIDADE