Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
29/10/2017 23:12
Paixão pela leitura: Professora possui 356 livros em sua biblioteca

A paixão pelos livros começou muito cedo para a professora de português e inglês, a palotinense Luciana Alves Bonfim

Palotina - A paixão pelos livros começou muito cedo para a professora de português e inglês, a palotinense Luciana Alves Bonfim, a Lu, carinhosamente chamada. Luciana relata que sua mãe, a também professora Terezinha Rossato Bonfim, sempre a incentivou a ler de tudo e a frequentar a Biblioteca Municipal Castro Alves desde pequena. “Meus livrinhos favoritos na época eram os da bruxinha da Eva Furnari e a coleção de contos de fada ilustrados que eu ganhei dos meus pais”, comenta Luciana. No dia 29 de outubro, se comemora o Dia Nacional do Livro.
Na adolescência, a menina que aprendeu desde cedo a gostar dos livros passava muito tempo lendo: durante o recreio na escola, durante a tarde e até altas horas da noite. “A minha preferência era por livros de mistério, suspense, detetive e aventura – bem normal para a época. Meu autor favorito na adolescência era o Marcos Rey e eu li todos os seus livros publicados na Coleção Vagalume, na verdade, acredito que li praticamente todos os livros dessa coleção disponíveis na biblioteca da minha escola. Algumas pessoas me ‘zoavam’ por ficar lendo livro na hora do recreio. Paciência. Nessas leituras, visitei países diferentes, ilhas maravilhosas, desvendei mistérios e vivi aventuras incríveis”, enaltece.
Durante o Ensino Médio, Luciana não deixou de ler bons livros e de apreciar histórias de romances. Seus livros favoritos nesse período foram: de Sidney Sheldon, Danielle Steel, livros de Agatha Christie, conhecida como a Rainha do Crime, com o livro Assassinato no Expresso Oriente, um de seus preferidos. O Guarani e O tronco do Ipê, ambos de José de Alencar. “Nessa idade, eu não gostava de ler literatura brasileira clássica e quase tirei zero em uma prova sobre Dom Casmurro – como eu me arrependo!”, comenta Luciana.
Biblioteca da Luciana
A professora Luciana Alves Bonfim conta que no ano de 2000, começou a formar sua própria biblioteca, em sua casa. O primeiro livro comprado foi Sociologia Crítica e hoje, são 356 livros que possui em sua biblioteca. “Conheci Harry Potter já adulta e me apaixonei pela literatura juvenil e de fantasias. Uma das minhas maiores alegrias ‘livrísticas’ foi completar a coleção dos livros dessa saga” disse a professora.
E tudo se encaminhava para que Luciana se graduasse na faculdade de Letras. Em 2013, Luciana se formou pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), onde conheceu professoras de literatura que foram muito importantes na sua formação, as professoras Maria Beatriz Zanchet e Clarice Lottermann. Luciana relata que as professoras a incentivaram muito, seja para apreciar a linguagem poética ou para curtir as histórias de Harry Potter.
Em 2016, Luciana defendeu seu Mestrado em Letras pela Unioeste. Sua pesquisa analisou quais obras do PNBE (Programa Nacional Biblioteca Escolar) são mais lidas pelos alunos do Ensino Médio em escolas de Palotina e seus motivos. Hoje em dia, Luciana diz que seu trabalho de pesquisa está focado em analisar como a distopia aparece em narrativas juvenis como na série Divergente, por exemplo. Luciana destaca que seus livros favoritos são: Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling), Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), 1984 (George Orwell), O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams), Dom Casmurro (Machado de Assis), Bento (André Vianco) e As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley).
Também gosta de ler livros teóricos, entre eles: Linguagem, escrita e poder (Maurizio Gnerre) e A literatura em perigo (Tzevtan Todorov), os quais norteiam a sua prática leitora, docente e cidadã.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE