Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
15/10/2017 23:36
Padre Aírton Dalazen cumpriu missão na África com trabalho evangelizador

O Padre Aírton Dalazen cumpriu sua missão evangelizadora na África, e após dois anos e meio retornou a Palotina, para rever amigos e familiares

Palotina - O Padre Aírton Dalazen cumpriu sua missão evangelizadora na África, e após dois anos e meio retornou a Palotina, para rever amigos e familiares. Mas o padre adiantou que pretende ficar um curto período em Palotina e após, seguir seu trabalho como Padre Palotino no Rio Grande do Sul. Padre Aírton foi pároco da Paróquia São Vicente Pallotti em 2014 e sua família reside no Distrito de São Camilo.
Em meados de 2015, Padre Aírton seguiu para a Vila de Quissico, em Moçambique, sede do Distrito de Zavala, na província de Inhambane, para realizar sua missão evangelizadora na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, tendo como bispo de Inhambane, Dom Adriano Langa. Essas localidades abrigam comunidades de Padres Palotinos. Em 1999, através da Missão de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, os Padres Palotinos Casimiro Facco e Gentil Lorenzoni e algumas Irmãs Palotinas iniciaram a missão evangelizadora na África.
O padre comentou que a experiência foi surpreendente. “Há uma grande diferença, nos costumes, na culinária, no idioma, apesar do português ser a língua oficial do País, os nativos falam outros vários idiomas e que por um período eu tive dificuldade, mas com a convivência, eu fui me acostumando”, revela o padre.
Aírton disse que a religiosidade dos africanos é grande, seguem as tradições do Cristianismo e é marcante a presença da Igreja Católica na África. “As tradições dos africanos são bem diferentes da população daqui (Palotina) e da América, mas eles (africanos) seguem a sua cultura e frequentam bastante a igreja e fazem as orações sempre unidos” destaca o padre.
Dalazen também relata que a população de Quissico, é em sua maioria, pobre e cerca de 70% é formada por jovens. “As casas são bem simples, em sua maioria cobertas por palhas”, disse. Dalazen conta que os Padres Palotinos montaram uma biblioteca com vários tipos de livros para que a população não deixe de estudar, sendo que as escolas são precárias.
Neste ano, Aírton relata que foi ordenado o primeiro Padre Palotino de Moçambique, Eusébio Francisco Gastão Mauaie e a primeira Irmã Palotina Cristina Zimbe daquela localidade. Padre Aírton presta um agradecimento às pessoas que estiveram realizando este trabalho missionário com ele, uma equipe de nove pessoas em Quissico e a todos os palotinenses que rezaram pela sua missão nestes dois anos e meio na África.
Ao retornar a Palotina, Aírton Dalazen celebrou no Santuário a missa em homenagem a Nossa Senhora da Salette, a qual se diz um devoto. “Assim como a grande maioria dos palotinenses, tenho muita devoção por Nossa Senhora da Salette, Ela é que sempre nos protege em nossa caminhada”, enalteceu o padre.

Ordenação do Padre Eusébio em Quissico
No dia 20 de agosto de 2017 foi realizada na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Quissico, a ordenação do então diácono e hoje Padre Eusébio Francisco Gastão Mauaie, ordenação feita pelo bispo da Diocese de Inhambane, Dom Adriano Langa.
O início da vida sacerdotal ocorreu em 2002, por incentivo de uma irmã Palotina indiana de nome Jacinta. A vida de Eusébio sempre foi dedicada aos serviços religiosos e de se dedicar aos mais necessitados, como prega São Vicente Pallotti.
Em Quissico, o Padre Aírton trabalhou em sua missão com os padres Leandro Aparecido Ramos, natural de Fátima do Sul (MS), vocacionado do Padre Pierre Primo, pároco de Palotina e o padre Eusébio, que já esteve em Palotina como seminarista.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Arquivo/FT


PUBLICIDADE