Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
22/10/2017 21:51
Implantação do binário em Palotina completa seis anos

O sistema de binário nas vias de maior tráfego de carros da cidade

Palotina - Com objetivo de reduzir o número de acidentes e deixar o trânsito mais ágil, o município de Palotina implantou no dia 10 de outubro de 2011, o sistema de binário nas vias de maior tráfego de carros da cidade.
Na época o secretário de Obras, Nivaldo Antonio Domingos disse que um amplo estudo foi feito para implantar o sistema, que facilitaria o trânsito. A partir do estudo estratégico, as ruas paralelas às Avenidas Presidente Kennedy e Independência passaram a ter esse sistema de fluxo de veículos. As modificações foram também nas Ruas 21 de Abril, 25 de Julho, Vereador Antonio Pozzan, XV de Novembro, Aldir Pedron, Ipiranga, 25 de Dezembro e Duque de Caxias que passaram a ser em sentido único.
Na época, os então vereadores Jonas Mário Vendruscolo e Eloir Berno, pediram através de indicação, a possibilidade de implantação destas melhorias no centro da cidade.
O novo sistema de trafegabilidade causou estranheza quando posto em prática, tendo em vista que os motoristas não eram acostumados com vias inteiras de sentido único.
O chefe da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Palotina, Ciro Kreutz disse que acompanhou a implantação do binário em 2011, e destaca que o trânsito na cidade melhorou consideravelmente. “As ruas que receberam o sistema ficaram com tráfego mais fluente e melhorou principalmente onde se concentram grande número de estabelecimentos comerciais. Os motoristas também precisam ter a conscientização de que o limite de velocidade permitido em Palotina é de 40 quilômetros por hora. Acredito que em algumas ruas, ainda precisa-se alterar a forma dos estacionamentos, alterando do modo oblíquo para o perpendicular”, destaca Ciro.
Em relação ao grande número de acidentes registrados em Palotina, Ciro comentou que os acidentes ocorrem em várias ruas do município, sendo algo generalizado, não podendo culpar os binários por isso, já que são vias onde o trânsito costuma ser mais rápido e intenso.
O tenente do 3º Pelotão da PM (Polícia Militar) de Palotina, Anderson Aparecido ressalta que os binários auxiliam no trânsito. “Os binários facilitam o fluxo dos veículos, principalmente em locais de grande movimentação, próximos a estabelecimentos comerciais”.
O atual secretário municipal de Obras, Gelson Barazetti salienta que não há previsão da implantação de novos binários no município e acredita que o trânsito melhorou em Palotina depois da implantação dos binários. O secretário disse também que já foi elaborado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que pretende ser posto em prática. Este plano abrange questões que facilitam a locomoção de motoristas, pedestres e ciclistas na cidade, entre as questões está à implantação de ciclofaixas, sendo que uma das partes da via é destinada à circulação de bicicletas, diferente das ciclovias que são localizadas no meio da pista. A ciclofaixa tem o objetivo de fazer uma ligação das ruas dos bairros com as vias centrais.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE