Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/09/2017 15:05
Terra Roxa implanta relação de medicamentos essenciais

Aconteceu na quinta-feira, dia 14, a entrega da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) aos médicos que atendem na saúde pública de Terra Roxa

Terra Roxa - Aconteceu na quinta-feira, dia 14, a entrega da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) aos médicos que atendem na saúde pública de Terra Roxa. A reunião foi realizada no auditório do Sindicato Rural e reuniu a presença do prefeito Altair de Pádua, secretária de Saúde Ethiane Mariano, servidores e médicos do município, representantes do Conselho Municipal de Saúde, promotor de Justiça Marco Felipe Torres Castelo, farmacêuticas e diretora da 20ª Regional de Saúde Denise Liel.
Na ocasião, as representantes da 20ª Regional de Saúde demonstraram dados referentes a atendimento de pacientes na região de abrangência da regional junto ao Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA). Os médicos do município receberam a relação e foram orientados quanto a prescrição de medicamentos.
A REMUME de Terra Roxa elenca 181 medicamentos disponíveis no âmbito municipal voltado aos agravos prevalentes e prioritários na Atenção Básica. Contém 70 medicamentos e insumos para uso exclusivo do pronto socorro, além de sete medicamentos de uso restrito da APAE e um medicamento prioritário para uso oncológico.
A relação foi elaborada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica de Terra Roxa, que é composta por uma equipe multiprofissional formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiras e dentista. Essa relação deve orientar a organização das etapas da assistência farmacêutica, especialmente as prescrições médicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para retirar medicamentos em qualquer um dos acessos, o usuário deve apresentar os documentos exigidos como: documento de identificação com foto ou para menor de idade a certidão de nascimento, Cartão SUS e receituário válido.
A secretária de Saúde Ethiane Mariano explica que são vários os benefícios do município contar com o REMUME, com objetivo de facilitar para os médicos na hora de prescrever o tratamento dos pacientes. "É importante que os médicos saibam e possam prescrever os medicamentos que o município fornece, evitando que os pacientes necessitem adquirir o medicamento.
O promotor de Justiça Marco Felipe Torres Castelo acompanhou o encontro e falou sobre a importância da implantação desta relação, ressaltando a organização e programação para o momento da aquisição de equipamentos pelo município, contribuindo para melhorar constantemente a saúde pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE