Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/09/2017 14:47
Dia do Gaúcho é comemorado com mateada na Praça Amadeo Piovesan

Na quarta-feira, dia 20, Dia do Gaúcho, foi realizada uma mateada na Praça Amadeo Piovesan

Palotina - Diversas atividades foram realizadas para comemorar a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho em Palotina. Durante essa semana, foram feitos almoços e jantares no CTG Rancho Amigo (Centro de Tradições Gaúchas), apresentações artísticas e culturais do tradicionalismo gaúcho e bailes animados por bandas regionais.
Na quarta-feira, dia 20, Dia do Gaúcho, foi realizada uma mateada na Praça Amadeo Piovesan, com a presença de gaúchos e famílias que tomaram o bom chimarrão, bebida que marca a cultura gaúcha.
O Patrão do CTG Rancho Amigo, Erni Scheid, destacou as atividades realizadas durante a semana que marcaram a cultura do Rio Grande do Sul. “Como envolvimento de todos da comunidade e do CTG realizamos diversas atividades que enalteceram as lutas e conquistas do Estado do Rio Grande do Sul”, disse Erni.
No próximo domingo, dia 24, terá início o curso de dança gratuito, que será todos os domingos às 19h no CTG. O encerramento do curso será no dia 2 de dezembro com um baile animado pela Banda Balanço Campeiro, de Toledo. O curso de dança será ministrado pela Academia Acertando o Passo, de Toledo.
Revolução Farroupilha
No dia 20 de setembro, milhares de gaúchos participam dos festejos pelo Dia da Revolução Farroupilha. Por todo o Rio Grande do Sul e pelo Brasil, a data é comemorada com desfiles, acampamentos tradicionalistas, apresentações artísticas e outros eventos nos quais a cultura gaúcha é exaltada.
Os festejos remetem ao aniversário da revolução que começou no dia 20 de setembro de 1835 e foi a mais longa guerra separatista da história do Brasil. A resistência da proclamada República Rio-Grandense diante do Império do Brasil, que durou quase dez anos, é lembrada com orgulho pelos que se identificam com o gauchismo e com os valores farroupilhas de Liberdade, Igualdade e Humanidade.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE