Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
22/08/2017 14:37
Subseção da OAB de Palotina comemora Dia do Advogado

Na sexta-feira, dia 11, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palotina realizou confraternização em sua sede para comemorar o Dia do Advogado

Palotina - Na sexta-feira, dia 11, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palotina realizou confraternização em sua sede para comemorar o Dia do Advogado. Na oportunidade os profissionais foram recepcionados pela diretoria da Subseção que parabenizou a todos, enaltecendo a importância do trabalho exercido pela advocacia. Cleverton Cremonese, presidente da Subseção da OAB, destaca que a categoria tem papel importante, sendo o elo entre a justiça e os cidadãos. “A OAB reconhece o papel imprescindível desempenhado pelos profissionais da advocacia na defesa e garantia do direito”, destaca.
A comemoração do Dia do Advogado vem desde o Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência alguns anos antes, desejava que a nova nação possuísse leis próprias. Assim, em 1824 foi redigida a primeira Constituição brasileira.
Entretanto, entendeu-se que não bastavam leis se não houvesse alguém que as executasse. Pensando nisso, ele criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país - um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.
Em 1843, foi criado o Instituto dos Advogados do Brasil, para regulamentar o ofício de Bacharel em Direito e organizar a Ordem dos Advogados do Brasil, instituída em 18 de novembro de 1930.
Graças ao empenho da advocacia ao longo da história, a OAB se tornou uma das principais entidades defensoras do Estado Democrático de Direito, atuando em fatos marcantes do país, como na luta contra a ditadura militar e na reconstrução da democracia.

Fonte: Assessoria/OAB


PUBLICIDADE