Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
14/08/2017 16:12
Representantes da FAEP, Senar, Emater e Ocepar conhecem projetos da piscicultura palotinense

Os representantes dos órgãos estiveram no município para conhecer a cadeia produtiva da tilápia e camarão 

Palotina – No início deste mês de agosto o Sindicato Rural Patronal de Palotina recebeu representantes da FAEP, Senar, Emater e Ocepar que estiveram no município para conhecer a cadeia produtiva da tilápia e camarão. O encontro contou também com a participação de representantes da C. Vale, Emater escritório de Palotina e da APAQUI. A visita foi realizada nas propriedades de engorda e nos laboratórios de alevinos do produtor Ari Sgarbi; de produção de camarão dos produtores Vitor e João (Laqua Camarões); na Trevisan Equipamentos Agroindustriais; na indústria de ração da C.Vale e também no Frigorífico de Peixes da C.Vale que está sendo idealizado. O objetivo do giro de conhecimento foi de identificar o potencial produtivo, gargalos e demandas da atividade, a importância econômica e geração de emprego, e poder, através deste conhecimento, leva-la ao mesmo status das cadeias de produção do frango, suíno, leite e grãos. Hoje o Oeste Paranaense é responsável por mais de 75% da produção de tilápia do Paraná e o estado é o maior produtor de tilápias em tanques escavados do Brasil. Com a implantação do frigorífico da C.Vale, com a ampliação da planta da Copacol e da Coopices, o Oeste irá produzir mais de 350 mil kg/dia de tilápia e consumir mais de 500 mil kg/dia de ração.
Com estes números a cadeia produtiva, lá na base precisa se organizar e se profissionalizar e a participação da FAEP, Senar, Emater e Ocepar é fundamental para a cadeia.
Também na oportunidade o Sindicato Rural de Palotina entregou uma pauta de reivindicações e sugestões para que o presidente da FAEP possa discutir junto ao Governo do Estado e demais órgãos e entidades essas demandas que precisamos, com urgência, serem discutidas e implementadas.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE