Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
14/08/2017 16:14
Em assembleia, Setor Palotina rejeita por unanimidade a criação da UFOPR

A proposta de unir a UFPR com a UNILA é desaprovada em assembleia  

Palotina - A proposta defendida pelo deputado Federal Sérgio Souza (PMDB) de criar a UFOPR (Universidade Federal do Oeste do Paraná) vem gerando intensa discussão no meio acadêmico do Setor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Palotina e também muitos comentários da população.

Na última quarta-feira, dia 9, o Sindicato que representa os professores da UFPR de Palotina, realizou uma assembleia na UFPR com a participação de professores, acadêmicos, do Apufpr (Sindicato dos Professores), Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba) e DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a população reivindicando para que a ideia do deputado não avance. De acordo com o diretor do Sindicato dos Professores, Cássio Alves, se a UFOPR for criada, a autonomia do Setor Palotina da UFPR será perdida, assim como os avanços conquistados com a participação da comunidade palotinense ao longo de 25 anos de existência da UFPR no município.

O diretor da UFPR Elisandro Frigo participou da assembleia e disse que a UFPR Palotina não foi consultada pelo deputado sobre o assunto e que o setor será mantido em Palotina. “A comunidade palotinense lutou muito nesses 25 anos, para o crescimento da universidade e para que a mesma se tornasse uma referência no ensino”, disse. Cerca de 20 alunos da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) participaram. A assembleia teve a participação de aproximadamente 400 pessoas.

O deputado propôs para que a UFPR, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Toledo, Santa Helena e Medianeira fossem consultadas sobre o interesse de serem incorporadas pela UFOPR. Uma emenda aditiva à Medida Provisória 785/2017, propõe a criação da UFOPR que tem o propósito de ser implantada onde hoje é a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) em Foz do Iguaçu.

Sérgio Souza disse que a estratégia da criação desta universidade é para um processo educacional regionalizado com capacidade para atender inclusive estados vizinhos ao Paraná. Outro argumento usado pelo deputado é pela região Oeste ter um alto potencial produtivo no Brasil, com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, desencadeando dessa forma, a criação da UFOPR e que de acordo com o deputado, serão implantados novos cursos de graduação, atualizados com as necessidades da região.

CONCLUSÃO DA ASSEMBLEIA
De acordo com o diretor do Sindicato dos Professores da UFPR, Cássio Alves, a assembleia realizada na última quarta-feira (9), no Setor Palotina decidiu de forma unânime através de votação, a não aceitação a proposta do deputado. Cássio comentou que a UTFPR decidiu também em não aceitar a proposta do deputado. O diretor do Sindicato lembra que no próximo dia 17 será realizada uma assembleia na UNILA em Foz do Iguaçu para debater o assunto.

NOTA DO SETOR PALOTINA
A direção do Setor Palotina da UFPR, publicou recentemente nas redes sociais, uma nota de esclarecimento sobre o assunto. A direção esclareceu na nota, que não houve notificação por parte do MEC (Ministério da Educação e Cultura) quanto à supracitada consulta, a qual poderá consultar, enviando normativa por meio da reitoria da UFPR.
A nota de esclarecimento disse que em nenhum momento, o Setor Palotina deixará de ser ouvido e atendido nos anseios por crescimento e excelência, prezando sempre pela democracia e respeitando a história que a UFPR construiu junto à comunidade palotinense.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Marcelo Nava/NRC


PUBLICIDADE