Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
26/07/2017 21:46
SHOW PECUÁRIO 2017 - Vacas durante periparto merecem atenção especial, diz professor

Nutrição aniônica, sombreamento e diminuição na competição do cocho são algumas das práticas recomendadas para vacas em período de transição

Cascavel - Rodrigo de Almeida, médico veterinário, doutor em produção animal e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) proferiu uma palestra na manhã desta quarta-feira (26), no Show Pecuário 2017, sobre o período de transição e seus benefícios para a pecuária leiteira. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná e vai até o dia 28, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid. A adoção de algumas práticas ajuda a aumentar a produtividade durante a lactação e evitar hipocalcemia nos animais.
O período de transição é conhecido como periparto, englobando as três semanas antes do parto e as três após. Embora seja curto, ele é um momento bastante delicado para o animal.
“Durante essas semanas, é necessário que os pecuaristas de leite garantam mais conforto, saúde e uma boa nutrição. As atitudes mais cuidadosas refletem positivamente na lactação e num retorno reprodutivo mais precoce”, explicou Rodrigo.
Segundo ele, boa parte dos criadores dedica toda sua atenção às vacas em lactação, que são as garantidoras dos recursos da propriedade. No entanto, é preciso mudar essa postura. “Antes do parto, a estratégia recomendada é fornecer às vacas uma dieta aniônica, que ajuda a prevenir hipocalcemia, desencadeadora de diversas doenças”, informou. Após o parto, Rodrigo orientou os presentes a garantir a tranquilidade do animal, com menos competição nos cochos, sombreamento e diminuição do estresse dos animais. As vacas devem ficar separadas dos demais de 15 a 20 dias.
O objetivo da palestra, segundo o professor Rodrigo, foi convencer os produtores de leite de pequeno e médio porte a adotar essas práticas, comuns nos criadores de grande porte. “Não importa o tamanho do rebanho. Esse período é delicado para todas as vacas e merece atenção especial”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Show Pecuário 2017


PUBLICIDADE