Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
19/07/2017 13:47
SHOW PECUÁRIO 2017: Suplementação com feno e pré-secagem melhora produtividade do rebanho

Cascavel - A nutrição das vacas de leite é um dos temas debatidos durante o Show Pecuário 2017, que ocorre dos dias 25 a 28 de julho, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel (PR). O zootecnista Leopoldo Los, coordenador de Nutrição da Cooperativa Frísia, falará sobre a importância do feno e do pré-secado na dieta dos ruminantes. Na palestra, ele discorrerá sobre a produção, os custos, as vantagens e a importância da utilização deles na alimentação dos bovinos.
Segundo Leopoldo, que possui especialização em produção de ruminantes pela Esalq e MDA na Clínica do Leite, a silagem de milho, muito utilizado na dieta dos ruminantes, às vezes não é suficiente para atender todas as exigências dos bovinos. “O feno e os pré-secados são importantes na nutrição porque eles fornecem fibras fisicamente efetivas. Somente a silagem de milho não atende essa exigência, sendo necessária uma suplementação”.
A falta dessas fibras leva a distúrbios metabólicos nos bovinos, como a acidose ruminal. “Essa condição faz com que a vaca diminua a produção de leite, de sólidos no leite e desenvolva problemas de saúde, como a laminaste nos cascos”, explicou.
Quem insere o feno e os pré-secados na dieta dos animais tem benefícios bastante importantes, como alta produtividade, a saúde e a longevidade do plantel. A palestra de Leopoldo é no dia 28, às 10h.

Oportunidades
“O Show Pecuário 2017 apresenta uma série de oportunidades aos produtores rurais. A participação dos criadores de animais ou nos interessados em iniciar alguma criação é fundamental, porque lá eles acompanham as novidades, as tendências e como fazer com que a atividade seja mais lucrativa. Além de modelos de sucesso apresentados, eles podem ter contato direto com profissionais e estudiosos de renome nacional”, afirma o presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso. “Por isso, estendo a todos o convite para prestigiarem o evento, que é feito pensando em todo o setor. Esperamos os produtores também para o café da manhã de abertura, às 8h do dia 25”, completou.
Organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, o evento é uma oportunidade de capacitação, atualização, aquisição de animais, implementos entre outros. A entrada e o estacionamento da feira são gratuitos. Para mais informações, acesse: www.showpecuario.com.br.

Jornalista / MTB-PR 10702

Fonte: Assessoria de Imprensa Show Pecuário 2017


PUBLICIDADE