Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
26/07/2017 21:49
SHOW PECUÁRIO 2017 - Sucessão e sanidade na pecuária de leite são debatidos

A Emater promoveu nesta quarta-feira (26), durante o Show Pecuário 2017, o II Encontro Regional de Produtoras de Leite e Sucessão na Atividade Leiteira

Cascavel - A Emater promoveu nesta quarta-feira (26), durante o Show Pecuário 2017, o II Encontro Regional de Produtoras de Leite e Sucessão na Atividade Leiteira. Com a presença de criadoras de toda a região, o evento contou com a participação de 400 mulheres da região e teve palestras sobre sucessão e sanidade O Show Pecuário 2017 vai até o dia 28 e é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, em Cascavel (PR).
A região de Cascavel, composta por 28 municípios, segundo abrangência da Unidade Regional da Emater, conta com 100% dos municípios envolvidos com a pecuária de leite, com produção aproximada de 300 milhões litros por ano, divididos em 12.600 propriedades. O ramo conta com o importante papel da mulher na condução dos trabalhos do dia a dia, bem como na tomada de decisões em relação à gestão do negócio.
O evento trouxe dois temas muito importantes sobre a condução atual e futura da atividade leiteira. O primeiro assunto discutido foi a “Sanidade Animal e Qualidade do Leite”. O segundo tema abordado foi a sucessão familiar, que é de extrema importância para o futuro da prática agropecuária, pois é a partir da sucessão que haverá ou não a continuidade da atividade.
A primeira parte do evento foi ministrada pelo médico veterinário da Emater, Rafael Piovezan. Ele falou sobre sanidade na atividade leiteira. Além disso, extensionista discorreu sobre qualidade do leite e os parâmetros utilizados para medir esses atributos, como os microbiológicos. “Outro ponto importante é a ordenha e a higienização antes e depois dela. São passos simples, mas que senão respeitados comprometem um trabalho feito por longos meses na melhoria genética e nas pastagens”, explicou.
Depois, o gerente regional da Emater, Renato Jasper, explicou os aspectos necessários para garantir a sucessão rural, como gestão, divisão de tarefas e diálogo entre os membros da família. O evento foi concluído com depoimentos de produtores que adotam as práticas em casa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Show Pecuário 2017


PUBLICIDADE