Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
10/07/2017 15:38
Projeto Crescer oferece oficina de grafite em Terra Roxa

O projeto de grafite tem intenção de construir nos adolescentes a consciência sobre a valorização da arte

Terra Roxa - O projeto de grafite tem intenção de construir nos adolescentes a consciência sobre a valorização da arte e mostrar que a arte vai muito além de marcas deixadas nos muros do município, sendo uma oportunidade para que entrem em contato com arte e educação.
Essa é uma das novidades deste ano do Projeto Crescer, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Terra Roxa. Os interessados em aprender a arte do Grafite podem se inscrever na secretaria, que fica localizada no Centro Administrativo Municipal. As vagas são limitadas.
A iniciativa também inclui os jovens no universo da arte urbana, que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. A Secretaria de Assistência Social desenvolve através da equipe técnica o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), atualmente atende aproximadamente 50 adolescentes.
A realização desta oficina direcionada aos adolescentes do município contribuirá para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a redução da reincidência da prática do ato infracional e redução do ciclo da violência e da prática do ato infracional.
Os objetivos desta oficina são de possibilitar o conhecimento, a informação e a conscientização da comunidade em relação ao grafite, divulgando a linguagem e promovendo seu interesse. Além de aproximar os técnicos dos adolescentes, a intenção é inserir valores de caráter cultural, lúdico e artístico, para que os adolescentes expressem sua subjetividade por meio da linguagem, possibilitando uma ressignificação do trabalho.
A arte do grafite pode ser classificada como linguagem popular ou um ensejo de crítica, debatendo temas propostos ou para admiração da estética e traços em meio ao caos da vida urbana. Inicialmente, o termo grafitagem é direcionado à pintura em paredes, mas ganha outras dimensões e locais, até mesmo em painéis ou telas.
O grafite se conecta, além da pintura, com a música e a dança, principalmente o hip hop. A modalidade nasceu das pinturas de paredes do Império Romano, e se popularizou na década de 1970 nos bairros de Nova Iorque com um grupo de jovens que decidiram marcar paredes com símbolos que os representassem.
Este foi o passo inicial para que o grafite ganhasse forma e cada vez mais adeptos, desenvolvendo uma grande gama de técnicas, sempre em evolução. No Brasil, também na mesma década, especificamente em São Paulo, surgiu o movimento com toques de brasilidade, pois havia insatisfação com o tom e linhas americanos. O grafite é uma arte de rua reconhecida pela sofisticada qualidade artística. Dentre os materiais básicos para o trabalho estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE