Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
24/07/2017 17:35
FEIRA AGROPECUÁRIA: Show Pecuário 2017 começa nesta terça-feira

Abertura do evento será às 8h com um café da manhã em homenagem ao Dia do Agricultor

Com o objetivo de proporcionar a capacitação, a atualização e comercialização de insumos e de animais, o Show Pecuário 2017 começa nesta terça-feira (25) e vai até o dia 28. Promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, a feira agropecuária ocorre no Parque Celso Garcia Cid, em Cascavel (PR). A abertura está marcada às 8h, com um café da manhã em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado dia 28.
Para manter-se eficiente e produtivo, os produtores rurais precisam criar alternativas na propriedade ou melhorar o que já fazem. A pecuária, seja de corte de leite ou até a ovinocultura são opções interessantes para acréscimo de renda na propriedade. A programação da feira visa, além de incentivar o setor, ensinar os criadores novas técnicas de nutrição animal, manejo e a analisar o mercado.
Thiago Carvalho, PhD em Administração e pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), fará uma palestra como pano de fundo o atual momento do mercado pecuário, seus desafios e perspectivas, assim como o ciclo da produção pecuária. “Sempre focando na gestão e no aumento de produtividade dos fatores de produção disponíveis da fazenda, como mão-de-obra, nutrição, pasto, genética e sanidade. Para isso iremos analisar dados como os custos de produção e a produtividade da atividade pecuária no Brasil, em específico no Estado do Paraná e na região de Cascavel, com base nas informações do trabalho desenvolvido pela CNA e o Cepea”, adiantou.
Com a palestra intitulada “Modelo de Cooperativismo e Sustentabilidade na Cadeia da Carne Bovina”, Marina Araújo Azevedo falará sobre a integração na bovinocultura de corte. Ela é gerente do departamento técnico da Cooperaliança, de Guarapuava. A indústria abate em média 1.600 animais por mês e participa do Programa Carne Angus Certificada. “Além de valorizarmos a produção, pagando mais pela arroba e comercializando, somos mais fortes nas crises. Os associados da Cooperaliança, por exemplo, estão recebendo bem mais do que a média do mercado, que caiu muito. Sempre pagamos mais pela arroba, mas hoje pelo menos estamos remunerando em 20% a mais do que em outros locais”, afirmou.
Já o engenheiro agrônomo, doutor em zootecnia e professor da Unicentro, Mikael Neumann, ensinará os participantes a elaborar uma silagem de milho de qualidade, desde o plantio à ensilagem. Ele defende que quando executado com os procedimentos corretos, a silagem é imbatível em âmbito regional. “Não temos nenhuma forrageira com melhoramento genético que produza tanta massa e energia como o milho silagem. O que não pode é o agricultor querer realizar um baixo investimento na lavoura de silagem, que é bem comum. O certo é até gastar mais que a lavoura tradicional”, declara.
Sobre ovinocultura, quem trará novas informações é Adriano Ramos Cardoso. Ele é zootecnista, médico veterinário, mestre em ovinocultura e professor do curso de veterinária do Centro Universitário da Faculdade Assis Gurgacz. No Show, ele ensinará os ovinocultores sobre manejo sanitário na teoria e na prática. “Grande parte do manejo de ovinos é feito de maneira errada. Por ausência de assistência técnica qualificada, os criadores acabam desistindo da atividade. A ovinocultura possui poucos profissionais e mão de obra especializada e nossa intenção é passar um pouco de conhecimento. Nesta edição da feira, vamos abordar quais são as principais doenças, vacinas, como evitar patologias e como trabalhar do nascimento até o abate para que se tenha uma eficiência produtiva. À tarde, ensinaremos isso na prática”, conta.
Além das palestras técnicas, o Show Pecuário 2017 terá julgamento de bovinos e ovinos, leilões e mais de 80 estandes de expositores, onde os visitantes poderão conhecer novos produtos, serviços e instituições. Também acontecerão eventos paralelos, como o Encontro de Produtoras Rurais de Leite da Emater, o primeiro encontro dos jovens aprendizes e sexto encontro das produtoras.
“O Show Pecuário 2017 apresenta uma série de oportunidades aos produtores rurais. A participação dos criadores de animais ou nos interessados em iniciar alguma criação é fundamental, porque lá eles acompanham as novidades, as tendências e como fazer com que a atividade seja mais lucrativa. Além de modelos de sucesso apresentados, eles podem ter contato direto com profissionais e estudiosos de renome nacional”, afirma o presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso. “Por isso, estendo a todos o convite para prestigiarem o evento, que é feito pensando em todo o setor. Esperamos os produtores também para o café da manhã de abertura, às 8h desta terça-feira”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Show Pecuário 2017


PUBLICIDADE