Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
28/07/2017 16:13
Dia do Agricultor: José Riedi foi o primeiro agricultor a plantar soja em Palotina

De acordo com os relatos históricos de Palotina, José Riedi, foi o primeiro agricultor a plantar soja no município

Palotina - Na sexta-feira, 28, comemora-se o Dia do Agricultor e de acordo com os relatos históricos de Palotina, José Riedi, foi o primeiro agricultor a plantar soja no município. Gaúcho de Severiano de Almeida, José chegou a Palotina em 1955, e implantou no município a antiga cerealista Copacel. O pioneiro é casado há quase 70 anos com Terezinha Riedi. A família Riedi tem uma vasta história em Palotina, no ramo de comércios e cerealistas.

Riedi conta que em Severiano de Almeida já plantava soja, mas não para comercializar em cerealistas, plantava para servir de alimento aos suínos. “Comecei a observar colonos que moravam em vilas mais afastadas de Palotina e que plantavam soja, então gostei da forma que plantavam a soja e me interessei pela ideia”, diz José.
José Riedi lembra que em Palotina, quando começou a plantar os primeiros alqueires de soja, notou que precisava de máquinas agrícolas para fazer o serviço, necessitava de tratores de esteira para fazer as destocas, de colheitadeiras e de tratores, e logo o Ministério da Agricultura expandiu as ações em relação ao plantio da soja. “A primeira colheitadeira veio da antiga Iugoslávia, era algo inédito em Palotina”, diz Riedi.
José foi expandido o plantio da soja que cultiva até hoje e logo outras famílias começaram a plantar também. As famílias Galli e Pozzan também foram precursoras e contribuíram para que Palotina tivesse os seus campos verdes e fosse considerada a Capital Nacional da Soja.

SINDICATO RURAL E O HOMEM DO CAMPO
O vice-presidente do Sindicato Patronal Rural de Palotina, Edmilson Zabott, o presidente do sindicato, Nestor Araldi e toda diretoria parabenizam os agricultores e associados pelo Dia do Agricultor e Zabott diz que o sindicato faz parcerias com cursos que buscam aprimorar o trabalho do homem no campo.
Zabott lembra dos padres palotinos, que foram os pioneiros que trouxeram com a caravana da Colonizadora Pinho e Terra os primeiros agricultores de Palotina. “ O sindicato procura se atualizar para capacitar os agricultores e suas famílias, sobre a importância do agronegócio no mundo”, destaca Edmilson.
Em novembro deste ano, o Sindicato Patronal Rural de Palotina irá completar 50 anos de atuação no Município, e Zabott enaltece o pioneirismo e contribuição do sindicato às famílias palotinenses.
No dia do desfile de 57 anos de Palotina, no último dia 25, agricultores de Palotina desfilaram nas ruas centrais da cidade com máquinas agrícolas, empresas parceiras do sindicato levaram suas máquinas para o evento. “ O Sindicato agradece as empresas que nos apoiaram na realização do desfile”, diz Edmilson.

PRIMEIRO TRATOR
Segundo informações, o primeiro trator de Palotina foi trazido do Rio Grande do Sul em 1957, pelo pioneiro Amadeo Piovesan.
Conforme relatos, Albino Giombelli, foi o empresário do ramo de máquinas agrícolas, que vendeu um dos primeiros tratores em Palotina, da marca Valmet. Albino desfilou em um trator na comemoração dos 57 anos de emancipação político-administrativa de Palotina, na última terça-feira, dia 25. 

Fonte: Folha da Terra Fotos: Marcelo Nava/Celso Becker-FT


PUBLICIDADE