Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
11/06/2017 21:09
Secretaria de Saúde lança campanha que incentiva doação de sangue

O objetivo é reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem

Maripá - No dia 22 de maio, o biomédico Ayres Dalla Bernardina Netto, coordenador da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Toledo (UCT), juntamente com a assistente social da unidade, Ivanice Premieri estiveram em Maripá com o objetivo de capacitar e firmar parceria com o município, através dos agentes comunitários de saúde na busca da população para a doação de sangue.
Para isso, a Secretaria de Saúde de Maripá está lançando a campanha “Doe sangue, salve vidas”. O objetivo é reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem. A campanha se estenderá durante todo o ano, porém terá ênfase nos dias 12, 13 e 14 de junho, quando será disponibilizado transporte exclusivo para este fim.
Segundo o UCT, o Município de Maripá possui 335 doadores cadastrados, no entanto, no último ano somente 65 compareceram para doar sangue. “A doação através da reposição, quando a pessoa doa para atender um paciente específico, não é a ideal para sensibilizar os doadores, mas é por aí que devemos iniciar”, diz a assistente social da Unidade de Coleta, Ivanice Primieri. Somando as reposições a serem feitas nas unidades de Toledo e Cascavel, o município deveria realizar mais de 300 doações.
Os interessados em participar da campanha poderão deixar nome e contato na Clínica da Família, pessoalmente ou através do telefone (44) 3687-1506. Nestes dias, os doadores serão acompanhados por servidores da Secretaria de Saúde até a UCT e receberão um brinde por colaborar com a campanha.
Durante o ano, a Secretaria de Saúde também lança o desafio para as empresas, que podem agendar a doação de sangue dos seus funcionários diretamente com a UCT de Toledo pelo telefone (45) 3379-1993 ou, ainda, buscar informações na Clínica da Família. As pessoas interessadas em doar sangue também podem ir diretamente a uma unidade de coleta.
Segundo o coordenador da UCT, Ayres Dalla Bernardina Netto a busca por doadores é constante. “Devemos doar sangue porque ele ainda não pode ser fabricado em laboratório. Por isso, precisamos de pessoas, seres humanos, que façam isso”, finaliza.
Para a assistente social da Secretaria de Saúde, Giliane Cristiane Konzen, com essa ação o município estará dando a sua parcela de contribuição para abastecer o estoque das Unidades de Coleta, onde a maioria dos pacientes locais é atendida e que sempre necessitam de doações. “Trata-se de uma ação voluntária que foi proposta e de pronto abraçada por todos, tendo por objetivo contribuir para uma causa tão importante que é responsável por salvar inúmeras vidas. Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, enfatiza.
No que consiste a doação de Sangue?
O sangue é um tecido vivo e renovável. É vital para a vida humana. Ele transporta nutrientes essenciais para todos os tecidos e órgãos do corpo. Cada pessoa possui em média, cinco litros de sangue e no ato de doação são retirados aproximadamente 500 ml, que é reposto pelo próprio organismo. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco.
Considera-se quatro tipos de doadores: Doador esporádico: doador que repete a doação após intervalo superior a 12 (doze) meses da última doação; doador de repetição: doador que realiza 2 (duas) ou mais doações no período de 12 (doze) meses; doador de reposição: doação advinda do indivíduo que doa para atender à necessidade de um paciente, feitas por pessoas motivadas pelo próprio serviço, família ou amigos dos receptores de sangue para repor o estoque de componentes sanguíneos do serviço de hemoterapia; doação espontânea: doação feita por pessoas motivadas a manter o estoque de sangue do serviço de hemoterapia, sem identificação do nome do possível receptor.
Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações. O ideal seria o doador de repetição, mas segundo a realidade do UCT, 70% são doadores de reposição. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres em um intervalo de 90 dias.
Para ser um doador é preciso: Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos - Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos; pesar mais de 50 quilos; no momento da doação a pessoa precisa apresentar documento oficial com foto.
Recomendações para a doação de sangue: Dormir bem na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso (não estar em jejum); não fumar 2 horas antes e 2 horas depois da doação.
Impedimentos para a doação: Gripe ou febre; Gravidez ou amamentação; cirurgia de grande porte a menos de um ano ou de pequeno porte a menos de 06 meses; ter comportamento de risco em relação à AIDS (fazer uso de drogas ilícitas e/ou ter vários parceiros sexuais); ter tido Hepatite após 11 anos de idade; ter feito tatuagem, maquiagem definitiva ou colocado piercing nos últimos 12 meses.
Cuidados após a doação: Tomar bastante líquido; evitar bebidas alcoólicas; evitar esforço físico; não voltar ao trabalho se sua ocupação for perigosa.
Quando realizar a doação além de ajudar até quatro pessoas você estará realizando alguns exames: Identificação do tipo sanguíneo (ABO) e fator RH; Sífilis; Doença de Chagas; Hepatite B e C; HTLV I e II; AIDS e Hemoglobina S.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Palotina


PUBLICIDADE