Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
03/06/2017 15:21
Alternativa gera renda e diminui o custo da energia

As energias renováveis se utilizam de meios naturais, reaproveitáveis e abundantes para a produção de energia elétrica

Maripá - As energias renováveis se utilizam de meios naturais, reaproveitáveis e abundantes para a produção de energia elétrica. O produtor de aves, Durval Conci e demais produtores estavam desmotivados com o alto custo da energia elétrica e queriam uma solução para isso. Sendo assim, Durval, que tem uma propriedade em Maripá, resolveu conversar com o Sicredi em Palotina e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) que o ajudaram a implantar e dar todo suporte para aplicar a fonte de energia renovável.
Inicialmente, a ideia do produtor de aves, era reaproveitar a energia fotovoltaica por meio da piscicultura. Foi aí que surgiu a produção de energia renovável por meio da avicultura.
Na propriedade de Durval Conci, a energia é gerada em três aviários, por conta de placas solares fotovoltaicas, que usam a radiação solar para obter forma contínua de corrente elétrica, gerando renda com a produção de frangos e assim diminui o valor da conta de energia no fim do mês. Inclusive as placas solares servem para aquecer os pintainhos no inverno. Além dos aviários, no sítio de Durval há uma bela moradia, um lago e peixes em meio a um bosque, onde Durval, a família e os amigos passam bons momentos da vida.
“A Sicredi através do presidente Jaime Basso foi uma parceria com a qual eu tive todas as condições necessárias para implantar esse sistema em minha propriedade, disponibilizando o financiamento para isso”, destaca Durval. A Sicredi tem uma agenda da política de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, que reforça os princípios do cooperativismo.
Jaime Basso comenta esta iniciativa: “O Sicredi procura de maneira constante proporcionar formas de melhorar os serviços aos cooperados”, enaltece Jaime.
O coordenador do curso de energias renováveis da UFPR Setor Palotina, Wilson de Aguiar Beninca relata a trajetória de Durval para implantar este sistema nos aviários. “ Lembro quando o Durval disse que gostaria de fazer algo neste sentido, mas não sabia por onde começar. A UFPR auxiliou em conhecimento sobre energias renováveis e incentiva todas as formas que visam economizar energia”, diz Wilson.
Durval Conci diz que no começo foi difícil, mas hoje diz que é algo vantajoso e que vale a pena. “Além de reaproveitar a energia solar, ainda economizo com a conta no fim do mês. O meu bolso também agradece”, diz Durval.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Marcelo Nava/NRC


PUBLICIDADE