Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
07/04/2017 10:59
Programa de Educação Ambiental reúne gestores da BP3

O evento realizado pela Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros e com os comitês Gestores Municipais do Programa Cultivando Água Boa

Terra Roxa - Na sexta-feira, dia 31, o município de Santa Helena sediou o 1º Encontro de Alimento com os gestores municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3 (BP3) de 2017. O evento realizado pela Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros e com os comitês Gestores Municipais do Programa Cultivando Água Boa, reuniu os 29 municípios pertencentes a BP3 com a participação de 80 gestores de educação ambiental.
Durante o encontro, foi planejado o ano de 2017, o alinhamento do programa, de como ele é desenvolvido, elaborando as propostas de atuação na rede de ensino, com encaminhamentos e criação de projetos que são apoiados pelo Conselho dos Municípios Lindeiros.
Na abertura do evento, a secretária municipal de educação do município anfitrião, Iolanda Lourdes Alves, destacou “a importância das trocas de experiências e da Educação Ambiental interagindo em todas as atividades da comunidade”.
O grupo dos Gestores Municipais de Educação Ambiental denominado Coletivo Educador Regional é uma estratégia de enraizamento da Educação Ambiental no território da BP3.
Neste ano, o grupo está constituído por representantes do poder público municipal, principalmente das secretarias de educação, agricultura e meio ambiente, instituições estaduais, como SANEPAR, UNIOESTE e Defesa Civil, Associações de agricultores e CORIPA (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência).
Estes representantes atuam nos 29 municípios da BP3 articulando, organizando e consolidando a Educação Ambiental no território.
Na ocasião foram abordados os seguintes assuntos: a apresentação do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; intervenções coletivas em datas comemorativas (dia da água, semana do meio ambiente e dia da árvore);o papel dos Gestores Municipais de Educação Ambiental, construído e validado pelo próprio grupo; a organização necessária para utilização do recurso de apoio a projetos socioambientais previsto no Convênio Linha Ecológica, o Programa Saúde Integrativa nas Escolas e a participação dos Gestores em eventos estaduais e nacionais de Educação Ambiental.
Neste primeiro encontro, destacou-se a participação expressiva dos 29 municípios e o comprometimento e motivação dos participantes em realizar ações coletivas tendo a oportunidade de vivenciar junto aos demais municípios intercâmbios e experiências de sustentabilidade.
O município de Terra Roxa esteve representado pelas servidoras da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura Claudineia Vilar Sônego e servidoras do Meio Ambiente Dilma Merencio, Clarice de Fátima Ferreira e estagiária Inayê Sardins. 

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE