Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
14/04/2017 11:47
Maripá, um município em transformação

Maripá completa nesta segunda-feira, 17, seus 27 anos de emancipação política administrativa e tem muito a comemorar

Maripá - Um município pequeno em tamanho, mas cada vez maior em desenvolvimento. Maripá completa nesta segunda-feira, 17, seus 27 anos de emancipação política administrativa e tem muito a comemorar. O município tem se tornado referência em diversos setores e surpreende pela organização e beleza da cidade.

Com grande parte de sua economia oriunda da agropecuária, setor responsável por 43,80 % do PIB (Produto Interno Bruto), Maripá está em constante crescimento. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) teve aumento de 37,70 % em relação aos últimos quatro anos, conforme dados do SIAF (Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro). Isso é possível devido a investimentos realizados para melhorar os diversos setores produtivos que compõem a economia maripaense.

Tudo isso reflete em retorno financeiro para os cofres públicos, que são investidos no município. Os últimos anos foram fundamentais para o desenvolvimento da cidade e as várias obras e ações realizadas passaram a traçar um futuro de grandes conquistas.

UNIVERSIDADE FEDERAL
Um sonho ambicioso que se tornou realidade. O primeiro prédio construído, tanques sendo escavados e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) Campus Maripá vai se estruturando. Um passo a frente para aproximar a população maripaense do ensino superior e da qualificação profissional, que irá fazer parte da vida de muitas gerações.

PRONTO ATENDIMENTO
Uma obra planejada com cautela e segurança permitiu a implantação de um pronto atendimento 24 horas para casos de urgência e emergência com estrutura moderna, equipe qualificada e ambulâncias à disposição. Em pouco mais de um ano de funcionamento, cerca de 2.450 consultas médicas foram realizadas, além dos demais procedimentos, garantindo um atendimento ágil e seguro para a população.

PISCICULTURA
Maripá é o maior produtor de tilápia de todo Paraná e o modelo de gestão e forma de manejo tem se tornado referência para outros municípios. Em 2016, foram produzidas 7.200 toneladas de peixe por 94 produtores comerciais, 8% a mais que no ano anterior. O município realiza suporte técnico da atividade, disponibilizando um profissional qualificado para atender os produtores, além de manter a conservação de estradas e acessos às propriedades.

FESTA DAS ORQUÍDEAS E DO PEIXE
Os investimentos realizados no Centro de Eventos, como obras de pavimentação, pintura, compra de equipamentos e utensílios de cozinha, construção de um novo barracão e de camarotes na pista de arrancadas, transformou a estrutura do Centro de Eventos. Todas as melhorias foram realizadas para atender a demanda de eventos promovidos no local e principalmente, para dar suporte à Festa das Orquídeas e do Peixe que tomou grandes proporções e recebe a cada ano mais visitantes, levando o nome de Maripá para todos os cantos do Brasil e também para outros países.

URBANIZAÇÃO
A urbanização das avenidas Farrapos e General Canabarro realizada em 2013 mudou a cara da cidade, tornando-a mais bonita e moderna. Além da melhora na estética, a obra viabilizou a implantação de rampas nas calçadas para melhor acessibilidade, nova pavimentação, sinalização horizontal, substituição da arborização, calçadas em paver e outros serviços.

VIAS PÚBLICAS
Os investimentos em pavimentação asfáltica e poliédrica, recapeamento e recuperação de estradas rurais garantem o tráfego seguro de veículos e facilitam o escoamento da produção. Foram executados mais de 4,5km de pavimentação asfáltica na área urbana; 3 km de pavimentação asfáltica na área rural; 9,8 km de pavimentação poliédrica com pedras irregulares em estradas rurais; 5,2 km de recapeamento sobre pedra irregular na área urbana; 4,2 km de recapeamento sobre pedra irregular na área rural, além de serviços constantes de recuperação de estradas e aplicação de cascalho e solo brita.

FORMALIZAÇÃO
A adesão ao programa ‘Cidade Empreendedora’ do SEBRAE, que ocorreu no início de 2013, juntamente com a formação do Comitê Gestor e da Sala do Empreendedor, garantiu avanços importantes no setor da indústria e comércio. A formalização de MEI’s (Microempreendedor Individual), por exemplo, evoluiu de 24 em 2013 para 180 em 2016, passo importante para o desenvolvimento econômico do município.

CMEI
A conclusão do novo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) em 2014 proporcionou mais qualidade no atendimento e consequentemente qualificou o ensino. O centro atende aproximadamente 130 crianças de 0 a 5 anos de idade. No momento, a administração realiza os trâmites necessários para executar a ampliação da creche, com o intuito de absorver toda a demanda de vagas do município, levando o serviço para toda a população.

CULTURA
A área cultural contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e atuantes, permitindo novos aprendizados. A população conta com aulas gratuitas de jazz, ballet, língua alemã, flauta doce/ banda sinfônica, musicalização/ canto/ coral, acordeon, percussão, viola caipira e violino, abrangendo todas as idades.

ESPORTE
Futsal, futevôlei, futebol, badminton e tênis de mesa, voleibol, ginástica rítmica, zumba e ginástica funcional. As atividades oferecidas para a população foram ampliadas e atendem todas as idades, fomentando muitas competições esportivas durante o ano e levando atletas a conquistar bons resultados em competições fora do município. Obras como a reforma e pintura dos ginásios da sede e distritos e aquisição de materiais esportivos dão suporte ao trabalho desenvolvido. A implantação de academias ao ar livre e academias da terceira idade atuam como mais um incentivo à prática da atividade física, beneficiando a saúde da população.

LAZER
A instalação de parques infantis em diversos pontos da cidade, com brinquedos modernos e mais seguros são uma opção a mais de diversão para o público infantil. O município investe agora na construção do Lago Municipal, outra obra muito esperada pela população e que aos poucos está tomando forma e se tornando realidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE