Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
14/04/2017 12:08
Gestores da região vão à São Paulo conhecer exemplos nacionais de cidades sustentáveis

No roteiro estiveram as cidades de Campinas (SP), que é exemplo nacional e internacional pelo reuso da água, e Socorro (SP), como modelo de acessibilidade

Terra Roxa - O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, juntamente com a Itaipu Binacional, através do convênio Cidades Sustentáveis, promoveu uma viagem técnica para conhecer lugares que desenvolvem o programa Cidades Sustentáveis, ou ações de sustentabilidade.
No roteiro estiveram as cidades de Campinas (SP), que é exemplo nacional e internacional pelo reuso da água, e Socorro (SP), como modelo de acessibilidade. No quesito pequenas cidades, foi visitado o município de Ubiratã (PR), que conseguiu quatro prêmios do Cidades Sustentáveis.
A viagem contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis, algumas pessoas ligadas a entidades como Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (Idef), para conhecer os exemplos. Ao todo 32 municípios foram representados.
O município de Terra Roxa esteve representado pelo prefeito Altair de Pádua, primeira dama e secretária de educação Márcia Sônego e vereadoras Marlene Martim de Oliveira e Jéssica Serra. Conforme explica o prefeito, "essa oportunidade de conhecer a realidade das cidades sustentáveis é muito importante para nós gestores, possibilitando a implantação de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente".
Para a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, as experiências dos outros municípios são importantes para se constatar que é possível melhorar e implementar iniciativas e ações sustentáveis no oeste do Paraná. “Alguns projetos estão bem desenvolvidos nos municípios do Oeste do Paraná e outros podem ser melhorados”, ressalta a prefeita de Mercedes, presidente Conselho, Cleci Loffi.
O desfaio é que, no período de um ano, o assunto seja retomado e que sejam avaliadas as ações desenvolvidas em prol do turismo, acessibilidade e sustentabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE