Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
07/04/2017 10:55
Estudantes do Colégio Pio XII conquistam 3º lugar na FEBRACE

O projeto concorreu pela categoria ‘Ciências Biológicas’

Maripá - Um projeto criativo e inovador rendeu o prêmio de 3º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) a três estudantes do Colégio Estadual Pio XXI de Maripá. Matheus Thim, Maria Fernanda Baumann e Gabriel Eduardo da Silva, que estão no último ano do Ensino Médio, criaram uma fita reagente capaz de detectar a presença de agrotóxicos em hortaliças. Os alunos Matheus e Maria Fernanda, acompanhados da diretora do colégio, Adriana Cristina Marquioro, estiveram em São Paulo entre os dias 20 e 25 de março para participar da feira. A FEBRACE é promovida pela Universidade de São Paulo (USP) e é considerada a maior do Brasil para alunos não universitários no mundo científico.
Segundo o estudante Matheus, a ideia surgiu após a colega Maria Fernanda levar para o grupo uma problemática vista em uma reportagem: consumidores estavam pagando mais caro por produtos que eram anunciados como orgânicos, mas que continham agrotóxicos. “Pensamos em fazer algum teste rápido e barato que permitisse com que os consumidores testassem a presença ou ausência de agrotóxicos nos alimentos antes de comprá-los. Partimos da ideia das fitas que indicam a qualidade da água e PH de piscinas e adaptamos para a realidade dos produtos orgânicos”, explica.
O projeto concorreu pela categoria ‘Ciências Biológicas’. Os alunos foram orientados pela diretora do colégio, Adriana Cristina Marquioro. “O prêmio alcançado mostra o bom trabalho desenvolvido pelo colégio no processo de aprendizagem bem como no incentivo a pesquisas inovadoras, estimulando o empreendedorismo, a criatividade e a iniciativa nos alunos. É muito gratificante”, comenta. Segundo ela, o colégio tem conquistado diversos prêmios nas feiras externas que participa, como a Feira de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (FECITEC-UFPR), a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS) da Itaipu Binacional e a Expo Ingeniería San Jose, na Costa Rica. “A participação deste projeto na FEBRACE ocorreu pela conquista do melhor projeto da FECITEC no ano de 2016 e ressalta a importância da parceria entre escola e universidade, reforçando o nosso compromisso com o estímulo à iniciação científica”, destaca.
Durante a FEBRACE, os estudantes expõem seus projetos, cujas soluções tecnológicas e inovadoras abordam assuntos relacionados à sustentabilidade, diversidade, questões sociais, entre outras. A 15ª edição do evento contou com mais de 250 exposições. “Esta é uma feira que exige muito dos alunos que participam, pois, todos os projetos são muito bons. Tivemos uma troca de conhecimento com outros alunos, orientadores e avaliadores muito importante, conhecemos muitas pessoas. Foi uma experiência incrível”, comemora o estudante Matheus Thim.
Além do prêmio da FEBRACE, os estudantes ainda receberam uma credencial para participarem da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que acontece na cidade de Recife, em Pernambuco, no mês de setembro. Eles também gravaram reportagens para vários veículos de comunicação e irão participar do Programa Como Será? da Rede Globo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE